quarta-feira, 27 de maio de 2009

( Cura Pela Natureza ) Os Sinais

Uma dor é um sinal. Uma moléstia sentida e diagnosticada é mais que um sinal, é o corpo já transformado em sofrimento físico como consequência de uma miopia existencial.

Vou lhe fazer uma pergunta: você se inclui entre os que acreditam que a vida está o tempo todo nos mandando sinais sobre o caminho a ser seguido? Há muita gente que acredita nisso. Estou entre esses.

Engraçado, sou absolutamente empedernido diante de certas "verdades", especialmente as de ordem religiosa, todavia, creio em sinais e significados esotéricos ou metafísicos.

Esta conversa vem a propósito de uma manchete de jornal que acaba de cruzar pelas minhas retinas. Dizia assim:

"Susto levará Dilma a reduzir atividades "

Claro, você sabe que a tal Dilma é a ministra da Casa Civil da Presidência da República. Dilma está doente, coisa séria.

A palavra "susto" na manchete da notícia tem como equivalente "sinal". O susto é um sinal, pode significar muitas coisas, tudo sempre de acordo com as nossas circunstâncias e nosso modo de ser. Sinais são bússolas de orientação existencial, é a Natureza nos apontando caminhos.

Quando digo Natureza, quero dizer uma força especial e superior a todo tipo de religião ou sectarismos terrenos de invenção humana. Uma folha de árvore que caia pode ter um significado ou conter uma resposta de que precisamos. Mas é preciso cuidado para não transformar desejo em sinais...

As doenças, dando-as de exemplo, não aparecem de um dia para o outro. Elas têm início silencioso, mas antes de se instalarem mandaram muitos avisos, sinais de que algo estava errado em nossas vidas. Mais das vezes, não percebemos os sinais, não os lemos devidamente quando nos cruzam pelas retinas dos diversos sentidos. Os sinais nos alertavam — e alertam — de que estávamos ou estamos na contramão do que nos é mais indicado.

E quando andamos na contramão vamos, sim, sofrer um "acidente", mais cedo ou mais tarde. Por que não ler os sinais que a vida nos passa, sinais que se forem observados nos pouparão de inúmeras tristezas?

É bom lembrar que quem tem olhos de ver e ouvidos de ouvir percebe tudo, conhecerá todos os segredos próprios e alheios. Mas cuidado, é bom não confundir "sinais" com desejos, não vai dar certo.

Estás em alguma encrenca? Antes da encrenca houve muitos sinais de aviso... e você não os percebeu. Alguma enfermidade? É um sinal para acordar, corrigir-se e começar a viver. A viver não mais na contramão, mas no bom fluxo da vida. Quem observa os "sinais" do trânsito da vida, viverá bem.

Nenhum comentário: