quinta-feira, 28 de maio de 2009

Chuvas na região oeste devem continuar até junho de forma moderada

Normalmente o período chuvoso na região Nordeste tem início no mês de fevereiro e se estende até o mês de maio, com chuvas mais intensas entre os meses de março e abril. No entanto, neste ano o inverno foi mais intenso e desde fevereiro chuvas fortes incidiram sobre as cidades da região Oeste e não dão sinais de que irão embora quando maio terminar.

De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), após o VI Fórum de Análise e Previsão Climática, realizado em Sergipe, nos dia 20 e 21 deste mês, de junho a agosto as chuvas deverão continuar no setor leste da faixa litorânea do Nordeste brasileiro.

Mas o meteorologista Espínola Sobrinho explica que essas previsões não se aplicam a Mossoró e às regiões litorâneas próximas, como Areia Branca e Grossos. "O inverno aconteceu durante os meses de fevereiro, se intensificou em março e abril e se estendendo até maio. Deve continuar chovendo até junho, mas não chuvas fortes, haverá uma diminuição", explica o meteorologista.

Ainda de acordo com Espínola, a probabilidade de enchentes é muito pequena na região. "O leito do rio Mossoró está quase no seu nível normal, e se chover em alguma cidade do Médio ou Alto Oeste pode até elevar um pouco o nível, mas nada que faça a população sair de suas casas", afirmou o especialista.

Mas ele garante que, como neste ano as médias de precipitações entre os meses de fevereiro, março, abril e maio foram maiores do que o previsto para o período, as chuvas no mês de junho também poderão ser maiores do que em 2008. "Só em janeiro choveu abaixo do esperado, nos outros meses as chuvas atingiram quase o dobro da média prevista, por isso, como a média de junho é de 50mm, pode ser que a chuva venha a ser em torno dos 100mm", informou o meteorologista. Com informação do mossoroense.

Nenhum comentário: