terça-feira, 21 de outubro de 2008

( Cura pela Natureza ) Alimentos que valem mais que mil remédios

Existem alimentos que se destacam por conter substâncias fitoquímicas - compostos ativos que previnem doenças -, exercendo influência sobre a química do corpo e a nossa saúde.

Os alimentos vivos contêm vitaminas essenciais, minerais, aminoácidos, antioxidantes, enzimas e agentes fitoquímicos que atuam em conjunto para promover a saúde.

Alguns alimentos e suas utilidades

Algas verde-azuladas, como spirulina e clorela – são ricas em clorofila, vitaminas, minerais, gorduras essenciais e fitonutrientes.

Alho – estudo clínicos mostram que o alho previne câncer de estômago.Alho e cebola crua – contêm alicina, que estimula o sistema imunológico.

Babosa – é desintoxicante, anti-séptica e tônica para o sistema nervoso.

Brócolis e couve-de-bruxelas – são importantes desintoxicantes do fígado, pois contêm glucosinolato (enxofre).

Brotos de trigo e de cevada – ricos em clorofila (purificadora, alcalinizante e antioxidante) e repletos de minerais, sobretudo magnésio.

Cenoura, batata-doce, agrião e ervilha – têm alto teor de carotenóides e betacaroteno.

Cogumelo shiitake – é rico em vitamina D, cálcio, fósforo e quinina, poderosa substância contra a aids.

Couve-de-bruxelas – contém indóis, que agem contra o câncer.

Derivados da soja e tofu – ricos em isoflavona, que diminui o risco de câncer relacionado a hormônio, como câncer de mama e de próstata. A ingestão recomendada é de 100 a 200 mg ao dia (350 ml de leite e 75 g de tofu).

Folhas verde-escuro – são ricas em clorofila, que ajuda a oxigenar o sangue e aumenta a energia.

Frutas de cor roxa ou azulada, como uva-preta, groselha e mirtilo – têm alto teor dos flavonóides antocianidina e proantocianidina, agentes antioxidantes e antiinflamatórios muito eficazes.

Girassol, gergelim, linhaça e semente de abóbora – são ricos em gorduras essenciais ômega-3 e ômega-6.

Melancia – rica em vitamina C, licopeno e carotenóides. As sementes são ricas em vitamina C, gorduras essenciais, selênio e zinco. O suco da melancia com as sementes feito no liquidificador é um excelente antioxidante, ideal para enfrentar infecções e poluição.

Quinua – é rica em proteínas (mais que a carne) e tem alto teor de vitaminas e minerais como cálcio, ferro, vitamina B e vitamina E.

Salmão, atum, tubarão, peixe-espada, cavala e arenque – são fontes das gorduras essenciais DHA e EPA, que reduzem o risco de doenças cardiovasculares.

Sementes e amêndoas – ricas em gorduras essenciais, vitamina E e minerais como cálcio, magnésio, zinco e selênio.

Verduras crucíferas, como agirão, brócolis, couve, couve-de-bruxelas, couve-flor, couve-rábano, mostarda, nabo, rabanete, raiz-forte e repolho – contêm agentes fitoquímicos contra o câncer chamados isotiocianatos.

Nenhum comentário: