quinta-feira, 23 de outubro de 2008

( Cura pela Natureza ) Como fazer tahine

Tahine é uma pasta feita com gergelim, rica em cálcio, proteínas e vitaminas.

Geralmente eu uso o próprio gergelim no purê que faço com cebola, chuchu, orégano, cenoura, jerimum e outros vegetais. Cozinho tudo com um pouco de água e sal por dez minutos e, na hora de liquidificar, acrescento uma colher de sopa de gergelim lavado. Fica ótimo.

Para fazer o tahine, lave bem uma boa quantidade de gergelim (em média 200 gramas), escorra numa peneira e pise no pilão ou no liquidificador. Se usar o liquidificador, bata uma pequena quantidade de cada vez (para não queimar o motor). Quando a pasta grudar nas lâminas, desligue, mexa com o cabo de uma colher de pau ou plástico e bata mais um pouco. Faça isso até virar um creme, que deve ser retirado e reservado. Coloque mais um pouco de gergelim e repita o processo até acabarem os grãos.

Esse processo é lento e “doloroso”. Eu não tenho paciência para fazê-lo. Prefiro colocar água e azeite de oliva até conseguir liquidificar. No fim acrescento um pouco de sal.

Em lojas de produtos naturais se encontra o tahine pronto. É muito mais prático. Basta ler o rótulo para ver se não colocam algo além de gergelim (e sal).

O tahine feito com gergelim com pele fica um pouco amargo, mas não me incomoda, além de ser mais rico em nutrientes que o feito sem pele.


Como usar o tahine

Usamos a pasta de gergelim em pão, torrada, no lugar da maionese e em diversas receitas. Seguem algumas:
Molho de tahine

1 pitada de sal

3 colheres (sopa) de suco de limão

1 dente de alho (pequeno) amassado

4 colheres (sopa) de tahine

4 colheres (sopa) de água


Numa tigela, junte o sal, o suco de limão e o alho. Adicione o tahine e a água. Misture bem e leve para gelar. Este molho é básico para todos os pratos árabes frios. Pode ser servido puro, com salsinha picada e azeite.


Húmus de tahine

4 colheres (sopa) de tahine

300 gramas de grão-de-bico

alho a gosto

1 xícara (chá) de água

sumo de 1 limão

azeite a gosto

sal a gosto

hortelã para decorar


Deixe o grão de bico de molho durante a noite. No dia seguinte, cozinhe-o até ficar macio. Espere esfriar e bata no liquidificador com o alho, o tahine, o limão, a água e o sal até formar uma pasta homogênea. Coloque em uma travessa, regue com azeite e decore com folhas de hortelã. Sirva com pão, com salada ou como purê.


Berinjela com tahine

2 berinjelas

2 dentes de alho

1 colher (chá) de sal

4 colheres (sopa) de tahine

1/2 xícara (café) de suco de limão

Descasque as berinjelas, corte e deixe de molho com água e um pouco de vinagre ou suco de limão na geladeira por quatro horas ou a noite toda, para retirar o amargo. Cozinhe no vapor as berinjelas com sal e o alho descascado por em média dez minutos. Quando amornar, amasse tudo com um garfo. Acrescente os condimentos e misture bem. Sirva frio com pão ou acompanhando as refeições.


Fonte: Sol Cavalcante. Uma pessoa preocupada com a saúde do ser humano e com a natureza.

Nenhum comentário: