domingo, 12 de outubro de 2008

O adulto do futuro come mal hoje

É comum ouvirmos dizer que as crianças são o futuro do país. Então, será que o futuro do Brasil será de adultos cardíacos, hipertensos, doentes aumentando as filas dos serviços de saúde? Se depender da alimentação das crianças de hoje, isso é algo bem possível.

Um estudo realizado pela Danone sobre os hábitos alimentares de crianças entre 2 e 6 anos, que estão frequentando a escola, de Norte a Sul do país revelou que, em geral, a dieta dos meninos e meninas é inapropriada.

Há, por exemplo, um excesso de carboidratos e proteínas, carência de frutas, verduras e legumes, que são fontes de fibra, e carências e excessos de nutrientes.

As principais constatações do estudo são a ingestão insuficiente de cálcio e fibras, a baixa estatura, o consumo exagerado de sódio (encontrado no sal) e o excesso de peso.

As pessoas não têm tempo para escolher melhor os alimentos que estão à mesa, a qualidade da alimentação e as mudanças na composição dos alimentos têm sido preocupações dos nutricionistas.

Ou a pessoa se convence de que tem que deixar de comer certas coisas e comer outras, ou vai mais aos consultórios médicos.

Nenhum comentário: