segunda-feira, 2 de junho de 2008

Clima pode afetar produção de energia no NE

O aquecimento global pode inviabilizar a produção de combustíveis na região Nordeste do País.

O alerta é de estudo que será divulgado hoje pela Coppe, instituto de pós-graduação e pesquisa de engenharia da Universidade Federal do Rio (UFRJ), no qual pesquisadores da entidade avaliam os impactos da elevação da temperatura na geração de energia no Brasil.

Com base em projeções internacionais sobre emissões de gases do efeito estufa, o documento alerta ainda para uma possível redução na vazão dos rios do Nordeste e Norte, região apontada como nova fronteira hidrelétrica brasileira.

O estudo trabalha com dois cenários elaborados pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) que foram adaptados às condições brasileiras pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

No cenário mais otimista, as emissões de carbono chegam perto dos 15 milhões de toneladas por ano em 2100.

No pessimista, esse volume é dobrado.Um dos coordenadores do estudo, o professor Alexandre Szklo reconhece que o prazo é longo, mas diz que o objetivo é alertar o governo para que este medidas de contenção com antecedência.

A região mais afetada é o Vale do Rio São Francisco, que perde também o potencial de geração eólica. Já a vazão do rio, usada para geração hidrelétrica, pode ser reduzida em até 26,4%.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Nenhum comentário: