terça-feira, 4 de novembro de 2008

RN só perde em câncer de pele para o Espírito Santo.

O Rio Grande do Norte tem o segundo maior índice de câncer de pele do Brasil. É o que aponta a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), no Estado.

Na frente está apenas o Espírito Santo. Com a posição geográfica propícia à exposição solar e com a chegada do verão, a preocupação com a doença aumenta.

Por isso, a SBD fará no próximo sábado, dia 8, atendimento gratuito em todo o país, na 10ª edição da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer da Pele.

Serão realizadas consultas dermatológicas gratuitas, na intenção de detectar o câncer.

No Rio Grande do Norte, mais de 100 profissionais estarão recebendo a população, das 7h30 às 11h30, no Hospital Luiz Antônio - Liga Contra o Câncer, no bairro das Quintas.

No local, estarão disponíveis exames completos de pele e orientações sobre os cuidados com a exposição solar, prevenção e descoberta precoce da doença.

Os casos de diagnósticos positivos serão imediatamente encaminhados para tratamento ou cirurgia sem nenhum custo.



PREVENÇÃO:

O grupo de risco é composto geralmente por pessoas de pele clara, com manchas, casos de câncer da pele na família ou quadro anterior da doença.

O câncer da pele é o tipo de câncer com maior incidência no País. Além da proteção solar, é importante fazer uma avaliação clínica da pele para prevenir o desenvolvimento da doença.



SINAIS:

Um crescimento na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida;

Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;


Uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

Nenhum comentário: