O Governo do Estado, em parceria com a Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS), promoverá o XV Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, que acontece junto com a Feira Nacional de Água e o XVI Encontro Nacional de Perfuradores de Poços.
O evento começa hoje e vai até o dia a 14, no Hotel Blue Tree Pirâmide, na orla litorânea de Natal.
O tema central do congresso será: Água Subterrânea para Hoje e Sempre. A programação vai discutir assuntos como, as águas subterrâneas e o saneamento ambiental, a gestão compartilhada de aqüíferos, planos diretores das cidades e águas subterrâneas, além da salinização e as possíveis soluções para a contaminação por nitrato.
De acordo com os organizadores, a escolha da cidade de Natal para o evento de comemoração dos 30 anos da Abas é muito oportuna por três razões.
Em primeiro lugar, representa uma homenagem à região Nordeste que viu o surgimento e os primeiros passos da hidrogeologia no Brasil, com a criação da Sudene em fins da década de 50.
Em segundo lugar, constitui um reconhecimento ao excelente trabalho que vem sendo realizado pela Semarh/RN na gestão dos recursos hídricos do Rio Grande no Norte.
E, finalmente, nunca é demais lembrar que a Bacia Potiguar, no litoral norte do Estado, abrigou o famoso Projeto Bacia Escola de Hidrogeologia, desenvolvido pela Sudene entre 1965 e 1967.
Nesse projeto, foi realizado o primeiro mapeamento hidrogeológico e avaliação de reservas de que se têm notícias no Brasil, e foram formados alguns dos hidrogeólogos pioneiros do País.
Nenhum comentário:
Postar um comentário