O investimento é elevado, cerca de R$ 10 milhões, mas é viável para as empresas que querem gastar menos dentro de uma programação de médio e longo prazo e que tenham estabelecido diretrizes para ações voltadas ao meio ambiente sadio.
A Empresa Vicunha, instalada em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza abre as portas para alunos, professores e pesquisadores de toda região para conhecerem essas tecnicas, que passa a economizar mais e manter um compromisso maior com o meio ambiente, a partir de uma tecnologia em que os afluentes são reaproveitáveis.
São muitos os projetos sociais da empresa, que somente no Ceará emprega 8 mil pessoas e tem boa representação no estado, pois possui um dos mais avançados sistemas de reutilização de recursos hídricos de todo o País, tornando assim um diferencial importante para o Ceará, que não dispõe de recursos abundantes, em decorrências do fenômeno da estiagem.
Mesmo sendo um despejo de cargas tóxicas, o efluente de uma indústria têxtil, como é o caso da Vicunha, possui peculiaridades, dentre elas a elevada carga orgânica e a cor, que tornam a reutilização um processo difícil em escala industrial.
O sistema de reuso de água da Vicunha aproveita cerca de 70% de um volume de 90m² a 100m² de água utilizada no processo de fabricação do tecido. Deste consumo, 95 volta a ser utilizado no processo industrial e 5% é destinado para irrigação e descargas de banheiros, reduzindo, dessa forma, o consumo de água e o despejo de efluente líquido no meio ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário