segunda-feira, 2 de junho de 2008

Mais de 1 bilhão de pessoas vivem sem água potável no mundo

Às vésperas de ser comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que há mais motivos para preocupação do que exatamente para festa quando o assunto é o futuro do planeta.

Atualmente, 1,1 bilhão de pessoas no mundo não têm acesso à água potável e 2,6 bilhões estão sem saneamento – números que, aliás, devem dobrar até 2025, segundo a OMS, se nada for feito para mudar esse cenário.

No Brasil, dados do IBGE de 2005 indicam que 143,1 milhões de pessoas (78% da população) vivem em domicílios conectados à rede de água. Pouco mais da metade (67% dos domicílios brasileiros) conta com coleta de esgoto. As regiões hidrográficas com maior cobertura – Paraná e Atlântico Sudeste – não alcançam o índice de 70%; no outro extremo, na região do Parnaíba só 4% têm coleta de esgoto.

Vale lembrar que nem todo esgoto coletado passa pelo processo de tratamento. Uma das metas da Organização das Nações Unidas (ONU) é reduzir pela metade o número de pessoas sem acesso à água potável até 2015.

Os investimentos necessários, calcula a entidade, são de cerca de US$ 10 bilhões por ano até 2015 - o que corresponde a algo em torno de cinco a oito dias de despesas militares no mundo, mas que seriam suficientes para evitar a morte de 203 mil crianças nos próximos dez anos.

Segundo a OMS, os problemas relacionados à falta de acesso à água potável respondem hoje pela morte de mais de 1,6 milhão de pessoas todos os anos, sendo que 90% desses óbitos ocorrem entre crianças menores de cinco anos moradoras, principalmente, dos países mais pobres.

Fornecer água que não represente riscos à saúde é, sem dúvida, um dos grandes desafios para a sustentabilidade do planeta. A boa notícia, entretanto, é que a solução do problema pode residir num produto barato, altamente eficaz e disponível no mercado: o cloro.

De acordo com especialistas, a utilização do cloro no tratamento e desinfecção da água é o método mais eficiente e economicamente vantajoso para garantir a qualidade desse insumo e, conseqüentemente, a redução das doenças de veiculação hídrica devido ao consumo da água contaminada.

A purificação da água através de sua filtragem e o uso do cloro foram, inclusive, considerados pelas revistas Life e Veja (edição especial Milênio) como um dos avanços mais importantes do milênio na área de saúde pública.

Ao coibir a proliferação de doenças causadas pela água contamina, como cólera, disenteria, febre tifóide, esquistossomose, entre outras, o cloro age como importante aliado para aumentar a expectativa de vida da população humana.

A Abiclor – Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados – está entre as organizações que apóiam a proposta da ONU e trabalham em prol da melhoria das condições de saneamento no País e da qualidade da água que é consumida pela população. A entidade tem colocado em prática ações e projetos que, além de divulgar os benefícios do cloro, contribuem de forma efetiva para o desenvolvimento humano e uma maior qualidade de vida da população.

2 comentários:

Anônimo disse...

que orror, mais isso não pasa no jornal,é para não esculhambar o mundo.
existÊncia que não nos informão

Anônimo disse...

muito triste .
http://naotemaguaesgotoserve.blogspot.com.br/