domingo, 22 de novembro de 2009

Quem patrocinou "O Filho do Brasil"

Lula, o Filho do Brasil foi patrocinado e apoiado por um grupo de empresas, a maioria delas com negócios com o governo, que doou 10,8 milhões de reais

AmBev – Em 2005, o BNDES destinou 319 milhões de reais para a empresa de bebidas.

Camargo Corrêa – A construtora participa das obras do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC, tendo recebido, em 2008, 102,7 milhões de reais.

CPFL Energia – O controle da distribuidora de energia está dividido entre a Camargo Corrêa, o BNDES e fundos de pensão de estatais.

EBX – Os empréstimos feitos pelo BNDES às empresas de Eike Batista ultrapassam 3 bilhões de reais só neste ano.

GDF Suez – A empresa faz parte do consórcio responsável pelas obras da hidrelétrica de Jirau e recebeu do BNDES empréstimo de 7,2 bilhões de reais.

Grendene – O BNDES aprovou, em 2008, financiamento de 314 milhões de reais para a aquisição total do controle acionário da Calçados Azaléia pela Vulcabrás dos mesmos controladores da Grendene.

Hyundai – Em 2007, o governo federal deu uma mãozinha para a implantação da fábrica da montadora em Goiás.

Neoenergia – O Banco do Brasil e a Previ (fundo de pensão dos funcionários do BB) detêm, juntos, 61% da companhia. Em 2008, o BNDES aprovou crédito superior a 600 milhões de reais para a construção de usinas pelo grupo.

OAS – Foi uma das financiadoras da campanha de reeleição de Lula. Participa das obras do PAC, tendo recebido, em 2007, 107 milhões de reais.
Odebrecht – Venceu em 2007, em parceria com a estatal Furnas, a licitação para a construção da usina de Santo Antônio, no Rio Madeira. O valor do investimento foi definido em 9,5 bilhões de reais, com 75% do total financiado pelo BNDES.

Oi – O BNDES aprovou, na semana passada, financiamento de 4,4 bilhões de reais, o maior valor já concedido para uma empresa de telecomunicações. Desde a aquisição da Brasil Telecom (BrT), bancos públicos já aprovaram empréstimos de mais de 11 bilhões de reais ao grupo Oi. O BNDES e a Previ têm participação no bloco de controle da companhia de telefonia.

Volkswagen – Tem contrato com o governo para o programa Caminho da Escola para a renovação da frota de ônibus escolares. Em agosto, entregou o primeiro lote de 1 100 veículos, pelo qual recebeu 223 milhões de reais. Com informação da Veja.

2 comentários:

Fusca disse...

Muito oportuna a listagem, entregando as empresas que "compram" o desgoverno para auferir vantagens. Só a Hyundai deixou de recolher mais de 300 milhões de dólares em impostos de importação de seus carros desde o governo passado, e esse "patrocínio" ao "Filho da Lula" nos dá uma idéia das intenções da empresa... E das empreiteiras, nem falaremos.
Receba 2 selos no blog do Fusca
http://www.fuscabrasil.blogspot.com/
estes prêmios são dedicados aos blogueiros que defendem a democracia e os povos. Parabéns!

Fusca disse...

Favor substituir a mensagem anterior por esta, corrigida:
O portal do Nassif, propagandista deslavado do lulopetismo, também tem patrocínios das estatais aparelhadas pelo lulopetismo, e da Odebrecht, uma das patrocinadoras do filme de ficção bajulatória do "Filho da Lula". Se fosse documentário, o filme financiado pelas empresas oportunistas e interesseiras deveria incluir necessariamente os casos de Celso Daniel, Toninho, Mensalão, assassinato do dono de fabriqueta de fundo de quintal na greve do ABC nos tempos de sindicalista, etc. Aliás, retirante foi o pai dele, não o próprio.