As sementes de gergelim servem para temperar vários pratos, são transformadas em farinha, entram no preparo de pães, biscoitos, tortas e doces e têm particular importância para a extração de óleo.
Em vários países asiáticos o gergelim é de consumo tradicional e intenso associado a práticas religiosas e por lhe atribuírem propriedades medicinais.
O Óleo de Gergelim é um óleo de excelente qualidade, semelhante ao de oliva.
Neste óleo podemos encontrar sesamina, sesamolina e o sesamol que apresentam propriedades antioxidantes que fornece ao óleo uma elevada estabilidade e age contra os radicais livres.
Este óleo é destinado em sua maior parte para fins alimentícios, principalmente nas culinárias chinesa e japonesa, assim como na cozinha do médio oriente e na fabricação de doces e balas.
O óleo de gergelim ou óleo de sésamo como também é conhecido, é muito utilizado para fins cosméticos, farmacêuticos, em perfumes, massagens, aromaterapias, etc.
Por todas estas qualidades, percebe-se as vantagens em consumir o óleo de gergelim, que traz benefícios para a pele, para a memória, para o corpo e é claro, para o paladar.
O óleo de gergelim é fonte de ácidos graxos essenciais, contendo ácido linoléico (ômega-6), ácido alfa-linolênico (ômega-3) e ácido oléico (ômega-9) que ajudam a reduzir o nível de colesterol.
O óleo é ainda fonte de cálcio, vitamina E, tem poder antioxidante e é cicatrizante (em seu uso tópico).
Use em saladas, pratos frios e massas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário