quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Protesto dos universitários de Caraubas.

Depois de procurar apoio dos comandos das Polícias Militar e Civil de Apodi, no Médio Oeste, os cerca de 80 estudantes universitários de Apodi que estudam no Núcleo Avançado da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), em Caraúbas, estiveram reunidos na tarde da última segunda-feira com a prefeita Goreti da Silveira Pinto (PMDB), vereador Paulo Telércio (PPS) e Júnior Carlos (PSB), na tentativa de buscar uma solução para o problema da insegurança na RN-223, que liga as duas cidades e que vem sendo alvo de uma quadrilha que vem aterrorizando quem trafega por aquela área do Médio Oeste.

Como forma de protesto e para chamar atenção das autoridades que fazem a segurança potiguar, os 80 universitários não foram nessa segunda-feira ao Núcleo da Uern, em Caraúbas, e ameaçam trancar as matrículas.

Com a falta de segurança, o Núcleo Avançado da Uern, em Caraúbas, que dispõe apenas dos cursos de Pedagogia e Geografia, conta com cerca de 80 alunos da cidade de Apodi, que já estão ameaçando trancar as matrículas, o que inviabilizaria o funcionamento do núcleo, haja vista cerca de 70% dos seus alunos serem de Apodi, que diariamente se deslocam de ônibus para aquela cidade.

O protesto ocorre mesmo diante da garantia apresentada pelo capitão Marcos Carvalho de disponibilizar uma escolta para o ônibus.

O clima de insegurança voltou a reinar na RN-223, no início da semana passada, quando o ônibus que transportava os universitários se deslocava de Caraúbas a Apodi sofreu uma emboscada na rodovia, quando foi tomada por galhos de árvores e pedras, obrigando os motoristas que trafegavam pela área a pararem seus veículos para que os assaltantes agissem sem dificuldades.

Quando deixavam a cidade de Caraúbas, os estudantes haviam sido alertados de que o veículo do vocalista da banda Saia Rodada havia sido alvejado por tiros na rodovia que liga Caraúbas a Olha D'água dos Borges, e que a Polícia Militar estaria fazendo um trabalho naquela região.

Apreensivos e preocupados com a situação quando o motorista do ônibus de Apodi retornava a cidade estranhou que havia galhos de árvores espalhados no meio da pista, e que havia um carro parado na estrada pedindo atenção, pedindo para que o ônibus parasse. Mas o motorista apodiense saiu em disparada, não dando condições que houvesse nenhuma abordagem.

O ônibus dos estudantes que vai de Apodi para Caraúbas já foi assaltado duas vezes, e os assaltantes sempre usaram de muita violência, chegando a espancar até uma universitária grávida, fato registrado no último assalto.

Preocupado com a situação, um grupo de estudantes formado por cerca de 30 universitários registrou a ocorrência na Delegacia de Polícia Civil de Apodi e mostrou o grave problema ao delegado Luís Antônio, que prometeu ampliar as investigações junto à Polícia Civil de Caraúbas. Mais informações no Jornal O Mossoroense.

Nenhum comentário: