terça-feira, 29 de setembro de 2009

Grandes empresas... ...pouco desenvolvimento

A instalação de grandes empresas nas cidades do Vale do Açu e outras regiões nas últimas décadas deveria representar desenvolvimento. Mas, na prática, as pessoas da região não viram suas vidas melhorarem.

Basta dar uma olhada no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) desses municípios para constatar que os indicadores socioeconômicos não evoluíram com a chegada da chamada agricultura moderna.

O que está acontecendo então que empresas como a Delmont não promovem o desenvolvimento das localidades onde está instalada?

Para o professor do departamento de economia da UERN, Emanoel Márcio Nunes, a resposta é simples: o modelo de grandes empresas adotado no Vale e em outras regiões não promove o desenvolvimento local.

Emanoel defendeu que grandes empresas como a Delmont, Maisa e Frunorte sugam as riquezas das localidades em que se instalam e não deixam nada em troca.

O professor disse que o modelo baseado na grande empresa tinha a intenção de modernizar a agricultura e eliminar os pequenos agricultores e transformá-los em empregados.

Para ele, esse modelo é vantajoso para um pequeno grupo de empresários, que operava com o dinheiro subsidiado pelo Estado, enquanto que os trabalhadores acabaram sendo "escravizados".

Emanoel lembrou que as "gigantes" fecharam com o fim da farra dos subsídios. "A Maisa, em Mossoró, e a Frunorte, no Vale, fecharam e não deixaram resquícios de desenvolvimento", destacou, acrescentando que, na verdade, a região ficou ainda mais empobrecida.

O Governo coloca uma grande empresa numa cidade e espera que as coisas se transformem do dia pro outro, quando o correto seria criar políticas consistentes para desenvolver as potencialidades existentes na região", ressaltou. Com informação do Jornal de Fato.

3 comentários:

Carla Cruz, Mossoró disse...

Excelente matéria. É pela primeira vez que vejo uma matéria desse tipo expressando a preocupação com o desenvolvimento do Rio Grande do Norte contestando um modelo que nunca trouxe nem vai trazer desenvolvimento, mas que os governos ainda insistem em apoiar e reproduzir.
Parabéns pela matéria.

Jerfferson Luis, Natal disse...

Até que enfim... Alguém disse o que eu gostaria de ouvir e de ler. Muito boa essa matéria a qual também li no Jornal De Fato. Sugiro que este tema do desenvolvimento seja mais explorado e divulgado para a população de todo Rio Grande do Norte. Muito interessante, parabéns aos divulgadores.

Anônimo disse...

Gostaria de parabenizar este BLOG e o Jornal De Fato pela divulgação de matéria tão interessante. É bom ver que alguém pensa e tem uma visão diferente de desenvolvimento, como é o caso do prof. Emanoel Nunes, para uma região como a Nordeste que tem sempre produzido e reproduzido o mesmo. Adorei a matéria.

Cíntia Luisa
Mossoró