terça-feira, 29 de setembro de 2009

Lixo Cultural.

O mundo é composto de tudo e para tudo. Tem gente que gosta até do que não presta. Caso contrário não existiriam os sucateiros e os recicladores de Lixo. Vejam os comentários da colona de Canindé Queiroz da Gazeta do Oeste.


LIXO CULTURAL? MAS O QUE É ISSO MESMO?

Vejo na imprensa da urbe amada por todos nós que o “lixo cultural” está sendo tema de debate em algumas escolas da cidade. Isso me fez refletir no sentido de tentar entender, na verdade, o que seria o “lixo cultural”. Mesmo sem entender, uma coisa não pode e nem deve deixar de ser colocada: o que é lixo cultural para uns para outros não é, e isso não se discute.

O LIXO PARA UNS É A CULTURA DE OUTROS

Acredito que alguns pseudointelectuais ou mesmo pseudoapreciadores da boa mú sica (?) devem atribuir ao forró o que eles chamam de lixo cultural. Este humilde escriba discorda desta colocação e de forma veemente. Quem me conhece sabe que não sou fã do forro, mas nem por isso defino o estilo como sendo um lixo.

RESPEITANDO O GOSTO MUSICAL ALHEIO

Ao definir o forró como um lixo, o que dizer então de músicos profissionais que tiram o sustento de suas família através deste estilo de música que faz muito sucesso na região Nordeste? Seriam os músicos de forró, lixeiros então? Negativo.

O que acontece é que o sujeito, pelo simples fato de apreciar rock, MPB, jazz ou qualquer outro estilo, acha que o forró é um lixo cultural. Como disse antes, se o sujeito quer ser respeitado pelo gosto musical, deve aprender a respeitar o gosto musical alheio.

Eu não gosto de forró e posse até gostar um dia, mas respeito os músicos de ganham a vida tocando forró, em suas mais variadas vertentes, como respeito qualquer outro musico. E ponto final.

Nota do Blog: Não existe lixo cultural. S
e é cultura não é lixo. Todos observam o lixo de "Artigos Antigos" em Museu e nem por isso deixa de ser cultura. Só sei de uma coisa, de FORRÓ eu gosto e muito mas de JAZZ e outros estilos musicais do Rio de Janeiro e São Paulo não são de minhas raízes mas admiro quem gosta e ponto final também.

Nenhum comentário: