terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Médio e Alto Oeste potiguar reúnem foliões em mais uma edição de grandes carnavais

A opinião de muitos potiguares é praticamente a mesma: o melhor carnaval do Rio Grande do Norte acontece no Médio e Alto Oeste do Estado e cidades como Apodi, Alexandria, Almino Afonso, Caraúbas, Itaú, Frutuoso Gomes, Felipe Guerra, Dix-Sept Rosado, Major Sales, Umarizal, Upanema, Tenente Ananias, e outras da região prometem bons carnavais animados pelas mais variadas bandas que vão do axé baiano ao forró risca faca.

Nestas cidades, o carnaval é animado por vários motivos. Primeiro, há a questão da segurança, que será ostensiva e com o apoio da comunidade e foliões, reduz os índices de criminalidade a quase zero.

As cidades na sua maioria geralmente são tranqüilas e acolhedoras. A maioria dos carnavais é de rua, organizados pelas prefeituras que criam uma infra-estrutura que possibilita uma festa animada e, ao mesmo tempo, organizada e principalmente o carnaval sai a um custo baixo para os foliões e permite uma integração entre pessoas, sobretudo jovens, de várias regiões do Estado e do Nordeste.

Os carnavais do interior, especialmente nas cidades citadas, têm uma característica básica: são animadas por bandas especializadas, algumas são das próprias cidades e de outros Estados, como Bahia, Ceará e Paraíba.

Como os carnavais são mantidos pelas prefeituras e os recursos têm caído e emperrado as administrações municipais, algumas cidades não estavam demonstrando desejo em realizar a festa, mas devido à tradição e os bons resultados que a folia oferece aos municípios, os prefeitos mudaram de idéia e estão realizando as festas.

O investimento tem retorno imediato, pois o comércio formal e o informal ganham dinheiro nos dias de Momo e este dinheiro é investido nas cidades.Ao mesmo tempo, o carnaval costuma servir de estímulo ao turismo, sobretudo porque permite a divulgação de informações sobre as cidades da região.

No Oeste um dos melhores carnavais está em Apodi, sob o comando da prefeita, Gorete da Silveira Pinto (PMDB), o carnaval está cada vez mais organizado e é um dos mais citados do interior potiguar. Este ano a festa será animada pelas Bandas Pimenta Nativa, Bafafá, Felipão Elétrico, Bakulejo, Dona Doida, Inala, Timbale Elétrico, Swing Arretado, Na Pisado Elétrico e Danilo Nikson, com arrastões todas as tardes e a noite festa no famoso corredor da folia.

No município de Dix-sept Rosado a festa é de Bakulejo, Lane Cardoso, Inala e Prabalá. Este ano, a festa tende a ser umas das melhores da história da cidade. Já em Almino Afonso a folia fica por conta de Dona Doida, Bakulejo, Prabalá, Alex Motta, Fabiano Show e Flor Mania, Em Umarizal, a folia vem crescendo a cada ano e no carnaval de 2009 os foliões vão pular ao som de Pawlêra do Brasil, Magote Elétrico, Circuito Musical, Bakulejo, Na Pisada Elétrico, Tabakana e outras que todas as noites vão fazer a festa no Mercado Público.

Em Alexandria Alberto Patrício vai realizar o "Carnaval Tradição", que conta com festas na praça da folia sob a animação das Bandas Pimenta nativa, Baby Mel, Salgado Elétrico, Orquestra Canaã, Zumzumbaba, Tabakana, Prabalá e Pawlêra do Brasil. No município, o carnaval é marcado pela paz e pela hospitalidade dos alexandrienses com os visitantes.

No Alto Oeste, em Major Sales, a prefeita Maria Elci Fernandes preparou a cidade e realiza mais uma edição do tradicional "Major Folia" com as Bandas Axé Comadre, Inala, Baby Mel, Banda Levada, Orquestra de Frevo, Koisa do Brasil, Axé Novo. Major Sales e Luis Gomes são os únicos municípios do Alto Oeste a realizarem a festa de Momo.

Itaú também tem o seu carnaval da Alegria no Mercado Elétrico, que recebe o apoio da Prefeitura Municipal e será animado pelas bandas Axé Magote, Lala Elétrico. As cidades que estão realizando carnavais se preparam mais cedo e dispõe de estruturas para receber foliões.

A grande preocupação dos municípios foi com a questão da segurança, apesar dos anos anteriores os carnavais dessas cidades terem oferecido total segurança aos foliões, as prefeituras contrataram seguranças particulares que desenvolvem um trabalho em conjunto com as Polícias Militar e Civil de cada área.

Fonte: Gazeta do Oeste.

Nenhum comentário: