domingo, 8 de fevereiro de 2009

Mochilas escolares

Uso correto das mochilas escolares pode reduzir problemas na coluna.

Todo ano é assim, cadernos volumosos, uma pilha de livros e canetas de todas os tipos. Haja material escolar para as crianças carregarem nas mochilas de alças ou carrinho.

Alguns, chegam a exagerar no peso, podendo ter sérios danos à saúde, desde as dores na coluna à hérnia de disco. O máximo de peso aconselhado pelos médicos não pode ultrapassar dez por cento do peso corporal do usuário.

Contudo, se os pais não orientam, não são os filhos quem ligam para os cuidados que deveriam ser tomados sobre a melhor forma de carregar as mochilas para não comprometer a postura.

Crianças e jovens estão em fase de crescimento, sendo necessário os cuidados com a coluna vertebral, que pode acarretar em sérios problemas de postura como escoliose e cifose.

Outra atenção especial deve ser dada à maneira adequada de carregar as mochilas. Nunca se deve levar a bolsa de um só lado do ombro.

É preciso que o peso esteja distribuído e seja fixado na parte mais elevada da coluna dorsal, caso contrário poderá contribuir para o aparecimento de algo mais grave, a exemplo das deformidades a médio e longo prazo.

No caso daquelas mochilas de rodinhas, é importante escolher uma peça com puxador adequado para a altura da criança e orientá-la a alternar o braço que puxa, para evitar risco de escoliose e outros prejuízos à coluna.

Dêem preferência aquelas com amortecedores para a região dorsal e cinto, para mantê-las bem junto ao corpo. Também é recomendável as que possuem alças acolchoadas, pois ajudam a amortecer a pressão sobre os ombros.

É bom evitar aquelas com muitos detalhes - como bolsos e enfeites - porque eles aumentam o peso final.

Nenhum comentário: