quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Todos Contra a Corrupção

2010 promete muitas emoções, com eleições federais e estaduais acontecendo em clima de crise econômica, a qual deverá se juntar a uma crise institucional já bem encaminhada no Brasil, manifestada a partir de escândalos de corrupção e abuso político em incontáveis segmentos da nossa sociedade.

Isso sem falar da Copa do mundo na África do Sul, evento que deve concentrar a atenção de grandes audiências na mídia hegemônica do país - hoje decididamente controlada por interesses conservadores - que vai certamente maximizar a atenção do público em prol de seu corpo de aliados políticos, formado literalmente pelo setor de interesses privados e não de interesse público.

Em síntese, 2010 promete um contexto único, colorido por uma crise sistêmica, mas, ao mesmo tempo, trazendo uma oportunidade abençoada para o povo brasileiro fazer uma reavaliação radical da saúde do país.

A situação é muito grave e tende a piorar se o cidadão brasileiro não se apropriar de seu país. A impunidade reina pelo país e o povo é cada vez mais abusado a partir disso. Como podemos continuar coniventes com tamanha monstruosidade e ficar calados enquanto o destino de nossos filhos está nas mãos de bandidos? A corrupção está fazendo escola no país e por isso precisamos nos unir para reverter esse quadro deplorável.

Enquanto isso, após um longo enredo de fracassos nas tentativas de resgatar o bem-estar e a segurança coletiva, a classe política como um todo não se mostra capaz de inspirar a confiança da população. Ao contrário, é a desconfiança que tem aumentado conforme o povo brasileiro testemunha a crescente onda de escândalos dos últimos 15 anos nos Poderes da República. De fato, cresce entre os cidadãos comuns a consciência de que para eles não há justiça (o que ao menos em parte explica o aumento de linchamentos ocorridos no país). Os brasileiros são tratados como cidadãos de segunda categoria e sabem disso.

A triste situação é que as pessoas estão cada vez mais separadas por categorias sociais rígidas que não oferecem alternativa de saída. O povo tem a liberdade para sonhar, mas não tem a oportunidade para fazer o sonho acontecer. Os neoliberais prometeram a felicidade, mas entregaram a violência social, muros e grades, deixando um rastro de destruição humana e ambiental a partir do momento em que a ganância dos poucos se mostrou mais poderosa do que a boa fé da maioria. Em última análise, a ganância, a corrupção e a impunidade juntas estão rapidamente dilapidando o valor público em nosso país.

Finalmente, quando a corrupção se torna o modo de operação em um sistema, é uma questão de pouco tempo para que ela chegue aos ossos do sistema, atacando sua estrutura como um câncer ataca um ser vivo, assim colocando em risco os Poderes e, consequentemente, a Soberania do país.

Cabe avisar que a Soberania pode ser resgatada em 2010 caso o povo brasileiro consiga se organizar com fraternidade, determinação, garra e paz no coração.

Nenhum comentário: