sábado, 21 de fevereiro de 2009

( Cura pela Natureza ) Sol e frutas cítricas: uma mistura perigosa

Combinar frutas cítricas e sol pode trazer como consequência manchas na pele e até queimaduras de segundo grau.

A casca de cítricos, como limão e laranja, alguns frutos não maduros como morango e figo e outros vegetais contêm furocumarínico, uma substância que, na presença do sol, gera uma irritação que se manifesta pelo aumento de pigmentação no local de contato, causando manchas.

A lesão ocorre quando há contato com a polpa e a casca de frutas cítricas seguido de exposição ao sol sem antes lavar bem as mãos.

A maioria das lesões é causada por frutos cítricos, principalmente o limão. Também há lesões graves provocadas pelo contato com o figo verde e suas folhas – usadas em receitas caseiras de bronzeador, elas contêm alta concentração de furocumarínico.

A lesão nem sempre resulta em queimadura grave, mas gera uma mancha, geralmente percebida 24 horas após a exposição.

A intensidade da lesão pode variar conforme a quantidade de substância com que se teve contato, com o tempo de exposição ao sol e com a suscetibilidade da pele.

A reação é desencadeada após uma média de 30 minutos de exposição ao sol. Na maioria dos casos, constata-se uma mancha vermelha um dia após o contato, que pode ser acompanhada ou não por sensação de ardor ou coceira. No segundo dia podem surgir bolhas. Horas ou dias depois, a área fica ainda mais vermelha, as cascas das bolhas secam e começam a se soltar. No geral as cicatrizes não são permanentes.

É recomendável procurar um médico após o acidente, mas é melhor prevenir a lesão evitando manusear frutas cítricas sob o sol. Se o fizer, utilize um espremedor e luvas.

Após o contato com os vegetais citados, lave bem as mãos com água e sabão. Se precisar sair ao ar livre durante o dia, use bloqueador solar. Também é importante não tocar outras partes do corpo antes de se lavar. Fonte: Tools.folha.com.br

Nenhum comentário: