domingo, 30 de novembro de 2008

Coisas de Felipe Guerra


PASSAGEM MOLHADA:


Homens trabalham na recuperação do trecho da passagem molhada do sitio boqueirão destruido pela enchente.



POLICIA DESMONTADA !

A poucos instantes em um bar da cidade houve uma briga que durou mais ou menos uns 15 minutos, a policia foi chamada ao local que fica a 200 metros do acontecido, não foi por que na delegacia não tem veículos. 15 minutos depois que acabou a confusão a policia apareceu em duas motos emprestadas.

ARRUACEIROS DE APODI:

Não vi mais ouvi ontem um verdadeiro “buzinaço” depois das 10 da noite em Felipe Guerra.

Segundo informações são adolescentes entre 15 e 17 anos vindos da cidade de Apodi que alem de colocar a própria vida em perigo porque não tem habilitação para guiar, ainda estão perturbando o sossego dos que aqui residem.

As autoridades precisam agir agora para evitar problemas futuros.

Fonte: FG News

José Alencar é internado com fortes dores abdominais em SP

O vice-presidente da República, José Alencar, de 76 anos, foi internado na tarde deste sábado (29) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Ele sentiu fortes dores abdominais em Resende (RJ) e teve de ser internado.

Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o vice-presidente apresentava dor abdominal aguda ao dar entrada no hospital.

Após a realização de exames, foi diagnosticado enterite (Inflamação do intestino delgado).

Imagem semelhante a uma cruz surge em morro de SC

Veja uma cruz formada pelas arvores depois dos deslizamentos.

Minutos depois do Morro do Zendron, na cidade de Blumenau (SC) deslizar, uma imagem semelhante à de uma cruz, formada pela plantação, intrigou os moradores da região.

Águas dos rios em Itajaí (SC) voltam ao nível normal

O cenário em Itajaí (SC) na segunda-feira passada (24), quando a enchente chegou ao ponto máximo, era de devastação.

Os rios que cortam a cidade transbordaram e formaram um grande lago. Neste domingo (30), as águas dos Rios Itajaí-Açu e Itajaí-Mirim já voltaram aos seus leitos.

Itajaí já havia sofrido com uma grande enchente em 1983. Mas esta foi ainda pior. A água atingiu mais de 90% da cidade.

Milhares de casas ficaram submersas em todos os bairros. Dos 187 mil habitantes de Itajaí, 130 mil sofreram as conseqüências da enchente. Agora, eles fazem filas gigantescas em busca dos donativos.

A enchente deixou uma quantidade impressionante de lixo. Em frente de cada casa, pilhas de entulho. A grande maioria é de móveis e eletrodomésticos.

Sobe para 114 número de mortos nas enchentes de SC

O número de mortes causadas pela chuva em Santa Catarina já chega a 114, segundo balanço divulgado pela Defesa Civil neste domingo (30).


A Defesa Civil do Estado confirmou na noite deste domingo a morte de mais uma criança e uma mulher em um novo desmoronamento de terra que aconteceu às 18h na localidade de Braço do Joaquim, em Luiz Alves, no Vale do Itajaí.

No acidente, um bombeiro de São Paulo que integra a Força Nacional ficou gravemente ferido e foi levado para o Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí. Outras vítimas resgatadas com vida foram levadas para o hospital de Luiz Alves. As buscas deverão ser retomadas nesta segunda, durante o dia.

Além disso, outros dois corpos foram encontrados neste domingo. Um deles foi encontrado às margens do Rio Itajaí-Açu, no bairro Salseiros, em Itajaí.


Como o homem não foi identificado -o corpo estava em avançado estado de putrefação -, o local da morte também não foi determinado.


Ao todo, mais de 1,5 milhão de pessoas foram afetadas pelas chuvas. Os óbitos ocorreram nas seguintes cidades: Brusque (1), Gaspar (16), Blumenau (24), em Jaraguá do Sul (13), Pomerode (1), Bom Jardim da Serra (1), Luiz Alves (8), Rancho Queimado (2), Ilhota (37), Benedito Novo (2), Rodeio (4), Itajaí (2), São Pedro de Alcântara (1) e Florianópolis (1).

sábado, 29 de novembro de 2008

Pensando passado e presente

Naquele tempo... Parece até que é um passado muito distante... Mas foi outro dia e tenho guardadas todas as imagens, os sons, os risos e olhos brilhantes. O que sinto falta mesmo é da prática constante da boa educação doméstica: ceder o assento nos transportes urbanos para os mais velhos, para as mulheres e crianças. Era muito fácil fazer amigos no trem, na lotação, na barca: com qualquer pessoa sentada ao lado rolava o papo durante a viagem. As pessoas não eram “estranhas”, apenas pessoas como nós mesmos.

Aquelas greves diárias eram mesmo uma pedra no sapato. Era uma novidade contrária aos hábitos e um desrespeito a gente que queria chegar aos locais de trabalho e não podia. O governo, que tinha que acabar com aquilo, parecia fomentar aqueles movimentos sem resolver os muitos problemas postos. Reforma agrária era um deles, pra não faltar mais feijão preto no armazém da esquina ou nas Casas da Banha, antecessora dos modernos supermercados.

A coisa foi apertando. Greve de uma categoria, os comunistas da CGT alinhavando nos bastidores e daí a pouco paravam todos os trabalhadores em “solidariedade”. O trabalho parava no Pais inteiro. Negociações, e o governo dava o aumento pedido a ponto de trabalhador braçal das docas chegar a ganhar mais que médico ou engenheiro.

Alguma coisa estava fora do eixo, forçando várias instituições a mobilizar-se para exigir o respeito às Leis e propósitos de construção democrática. Vieram as grandes marchas da família com Deus pela Liberdade – Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e outras manifestações espalhadas pelo Brasil afora.

Os generais tomaram o poder. A ação inicial parecia extremista com muita prisão, invasão de domicílios e polícia numa atividade nunca vista. Jornais, televisão, rádios, advogados, juízes funcionavam a todo vapor, documentando e informando, comemorando o chega pra lá nos comunistas. As embaixadas se encheram com ativistas políticos fugindo à prisão. Começaram a sair para o Chile, Uruguai, França, México, dezenas, centenas de pessoas, comunistas e simpatizantes.

Pouco a pouco tudo foi voltando à rotina. No dia 24 de janeiro de 1967 foi promulgada uma nova Constituição, assegurando todos os direitos e garantias, a normalidade dos processos judiciais, a rotina dos inquéritos policiais militares. As pessoas eram indiciadas por crimes políticos e soltas por habeas corpus.

Muitas viajavam para viver no exterior, esperando melhores dias. Para o povão os dias estavam melhorando. Havia ordem, segurança e a oferta de postos de trabalho que chegou ao pleno emprego. O país saia em poucos anos da condição de economia agrária para a economia industrial, melhorando a vida dos trabalhadores.

Mas eis que, em 1968, estudantes e ex militares ativados por grupos radicais de esquerda começaram a assaltar bancos, seqüestrar pessoas e colocar bombas, como aquela do Aeroporto de Guararapes, endereçada ao Marechal Costa e Silva e que acabou por matar um Almirante e ferir muitas pessoas que nada tinham a ver com política. Aqueles grupos recebiam treinamento de guerrilhas em Cuba. Voltavam clandestinamente ao Brasil. Do Uruguai, Brizola, confinado, orientava um grupo.

Dezenas de outros alinhados com várias siglas – PC do B, PORT, VPR, ALN, MR-8, queriam mobilizar a população para uma guerra civil prolongada para substituir a ditadura militar (que intentava preparar o país para a construção democrática). Todos os documentos indicavam a mesma intenção: tomar o poder e implantar uma ditadura totalitária comunista no Brasil. Até o Partido Comunista ainda era contra a aquela guerra.

Diante da guerra não declarada, o governo engrossou. E editou o Ato Institucional que instalava de fato uma ditadura com plenos poderes para enfrentar a guerra assimétrica, que já estava fazendo vítimas de sangue e provocando perdas materiais e insegurança para empresas e para a população.

A população buscava informar-se e sabia guardar fidelidade aos fatos, sem deturpar os eventos recentes, percebidos como contrários à vontade da nação. Nos anos seguintes morreram centenas de brasileiros: militares, policiais, militantes comunistas brasileiros e estrangeiros. Nos entreveros sobraram balas vitimando cidadãos inocentes.

O saldo de cinco anos de enfrentamento está descrito em farta literatura, ideologicamente tendenciosa em sua quase totalidade, marcando uma revisão histórica em que, os agressores que desejavam implantar a ditadura comunista, figuram como “democratas” e os militares como ditadores contrários aos interesses da Pátria. Como se o interesse legítimo fosse aquele descrito pela Internacional Comunista e não o estado de pleno emprego e progresso material vivido.

Grupos e individualidades, nos dias de hoje, atribuem-se, como militantes, a “resistência”, a “luta (armada) contra a “ditadura”. Queriam implantar a “ditadura do proletariado” no final de uma guerra fratricida prolongada.

Alguns até reconhecem que erraram. Todos os que intentavam o fratricídio se apresentam hoje como “defensores da democracia e da liberdade”. Continuam defendendo como humanistas libertários e democratas os mais infames e sanguinários ditadores comunistas: Castro, Mao, Stalin, Pol Pot, Kim Il Sung...

Isto passa longe de ser fidelidade aos eventos reais. Constitui-se numa falsificação do passado sórdido, que é ensinado como exemplo a ser seguido pelas novas gerações. Renunciar à informação completa, ao conhecimento dos motivos e intenções descritas em documentos é o mesmo que renunciar à liberdade. Isto significa abraçar a ignorância e escolher a escravidão dogmática da ideologia mais brutal que a humanidade experimentou.

Os navios russos já estão navegando em nosso hemisfério a convite da Venezuela. Os russos vão construir um reator nuclear no país vizinho. Será uma nova guerra fria? Por que será que a Rússia que hoje adota a economia capitalista vem em defesa de um país do outro lado do mundo, cujo governante declara querer implantar uma ditadura do proletariado nos velhos moldes? E por que exatamente no instante em que se realinham as reservas e influências da ditadura financeira internacional?

Por que será que os nossos “democratas” mascarados, (que enriqueceram com indenizações milionárias por terem escolhido atuar numa guerra para implantar o “comunismo”, “ditadura do proletariado” ou “socialismo”, totalmente contrário à cultura e tradições dos brasileiros) negam suas verdadeiras intenções enquanto seguem por debaixo do pano com seus projetos antigos? Por que será que os brasileiros pagam tanto imposto, pagam para manter e alimentar a maior sacanagem, a maior embromação, a maior mentira da nossa história?

Por que será que os jornais da atualidade não têm a dignidade moral do Estadão e do Jornal da Tarde, nos anos do AI-5, quando a ditadura militar censurou a imprensa? Naquele tempo, os editoriais dos jornais citados publicavam versos de Camões e receitas de bolo, que a gente lia pensando: “tem boi na linha”. E tinha. Exagero ou não preservavam-se informações que os governantes classificavam como prejudiciais à segurança naquele ambiente de guerra civil em gestação. Aquela imprensa era altaneira e independente.

A ditadura disfarçada de hoje mente. Aos jovens de hoje é negada, roubada a liberdade de informação, a verdadeira história, o significado daqueles anos de guerra fratricida que, por mérito da censura, da ditadura militar, do sacrifício de milhares de soldados e policiais anônimos, ficou circunscrita a uma parcela minoritária (quase que percentualmente insignificante) da população.

Aquele regime duro impediu a guerra fratricida desejada por dona Dilma da VPR, seu Genoino do PC do B, seu Tarso Genro do PC do B, seu Vanucchi da ALN, seu Franklin Martins do MR-8 e outros tantos que estão por aí nas diversas instituições, jornais e universidades. Os rios de sangue, a matança fria que eles desejavam foi impedida pela ação e organização dos agentes da ditadura militar.

Os brasileiros que trabalhavam, construíam, comemoravam seus méritos, torciam por seus times, ansiavam pelo fim dos seqüestros, desvio de aviões da rota comercial, assassinatos, assaltos a bancos e empresas, bombas e atos terroristas que nem de perto alcançavam o terror e medo que as nossas cidades vivem hoje, que as nossas comunidades mais pobres vivem hoje sob o controle de traficantes. Os mesmos que aprenderam a organizar-se no convívio com os guerrilheiros comunistas presos nas mesmas cadeias.

Naqueles dias e anos do AI-5 havia uma oposição democrática presente. Mas era oposição também aos que praticavam atos de terrorismo. Como a população trabalhadora, naquele momento, a maioria aprovou o endurecimento do regime para acabar com a guerra.

O Marechal Costa e Silva, além de ser um militar de carreira exemplar tinha total aprovação. A nossa ditadura era diferente das ditaduras comunistas e nunca limitou o direito de ir e vir, nem o direito à propriedade, nem a iniciativa privada como era na União Soviética, em Cuba, na China e em todas as ditaduras “proletárias”.

Também não tivemos execuções sumárias em massa, milhões de prisioneiros, como no Laos, na União Soviética, na China de Mao Tse Tung e em Cuba em menor escala. Nem tivemos os campos de concentração tão conhecidos hoje e que foram copiados até por Hitler. Há uma grande, colossal diferença!

Quem desejar a verdadeira história, vá aos jornais da época. Talvez ali estejam os argumentos para vencer este doentio estado de ressentimentos, de revanchismo. Talvez entendam por que tanta roubalheira. Talvez entendam por que tanta violência. Talvez percebam que as ameaças e a insegurança de hoje é implantada pelas mesmas mentalidades, pela mesma ideologia ultrapassada que embrutece e descaracteriza os ideais humanos, aniquilando a força espiritual.

Convivi com comunistas que ficaram envergonhados quando Nikita Kruchiov denunciou os crimes de Stalin. Ora! Nikita era um dos operadores de Stalin. Os comunistas envergonhados continuaram acreditando na possibilidade de um socialismo light, humanista até.

Muitos acadêmicos de hoje ainda acreditam nisto. Omitem a verdadeira natureza do poder totalitário que descarta e elimina qualquer contrário. E mantém, consolida o medo, a submissão, o terror continuado. Fazendo uma analogia: as populações ficam caladas diante da brutalidade para preservar a vida, como os habitantes das periferias dominadas pelos bandidos traficantes que distribuem benesses e mantêm o controle portando armas de guerra.

A Ditadura Militar arou o terreno para a infra estrutura material e educacional de um Brasil que devia ser diferente, mas foi assaltado e continua sendo roubado e enganado pelos mestres da violência. Junto com o que resta de Forças Armadas, somos todos reféns do mais fantástico esbulho universal. Somos alvos de um Poder impiedoso que transforma a gente em número, estatística, coisa, massa de manobra.

Fonte: Arlindo Montenegro, é um Apicultor.

Ensino noturno estadual terá novo modelo

Educação diferenciada para o ensino médio noturno. Esta é a proposta do Seminário de Sensibilização do Ensino Médio Noturno, idealizado pelo Governo do Estado, que será realizado pela Secretaria Estadual de Educação, para diminuir a evasão e a repetência escolar do aluno-trabalhador.

O evento será realizado nos dias 1º e 2 de dezembro no Hotel PraiaMar, em Natal, a partir das 8h. A programação do encontro será voltada para os educadores que trabalhem em escolas do Rio Grande do Norte.

A previsão da Secretaria Estadual de Educação é de que mais de 500 educadores de 25 escolas do Estado estejam envolvidos no projeto.

A proposta, que já é aplicada em algumas escolas, é reformular o currículo para adequar as aulas a este perfil de aluno.

Serão oferecidas palestras e debates sobre o assunto durante o evento e exposição de pôsteres de escolas que já desenvolvem o projeto em sala de aula.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Banco do Brasil também socorreu Petrobras

Além da Caixa Econômica Federal, a Petrobras também precisou tomar dinheiro emprestado no Banco do Brasil no fim de outubro.

Num momento de crise no crédito e falta de dólares para exportação, a maior empresa brasileira fez uma operação de R$ 750,99 milhões com o banco estatal, além dos R$ 2,022 bilhões tomados junto à Caixa Econômica Federal.

Senadores querem explicações do empréstimo á Petrobras junto a Caixa

O empréstimo concedido pela Caixa conta com juros subsidiados, e que o dinheiro será aplicado pela Petrobras em capital de giro, e não em investimento.


O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) diz que não é natural nem corriqueiro o empréstimo obtido pela Petrobras junto à Caixa - "um banco dedicado a projetos sociais", lembrou.


Ele assinalou que, de acordo com o balanço financeiro da empresa, o Passivo Circulante Líquido (dívidas a pagar de curtíssimo prazo) da empresa atingiu R$ 92,9 bilhões no final de outubro, ao passo que o Ativo Circulante Líquido (recursos em caixa e a receber a curto prazo) foi de R$ 57 bilhões.

Oficina discute eixos estratégicos para o desenvolvimento do Vale do Açu

Lideranças políticas, sindicais e representantes de instituições governamentais e ONGs discutiram durante o dia de ontem na cidade de Ipanguaçu o Plano Regional de Desenvolvimento Sustentável para as cidades que formam a região do Vale.

O objetivo da 2ª Oficina Regional foi justamente apresentar uma síntese das propostas de programas e projetos formulados na reunião anterior.

Onze cidades fazem parte do fórum. Contudo, os prefeitos eleitos de Guamaré, Macau, Paraú, Pendências e São Rafael não compareceram.

Consultores e mestres ligados a órgãos do Estado (UERN, Incra e Emater e articuladores de ONGs) explanaram sobre esse modelo de gestão.

AÇÕES ESTRATÉGICAS

Sete pilares sustentam as idéias programadas no plano.

1 – USO RACIONAL DOS RECURSOS HÍDRICOS.
2 – POLÍTICA TERRITORIAL E MEIO AMBIENTE.
3 – FORTALECIMENTO DO SETOR ECONÔMICO.
4 – MELHORIA NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO.
5 – MELHORIA NAS CONDIÇÕES DE TRABALHO.
6 – AMPLIAÇÃO DO ENSINO MÉDIO-TECNOLÓGICO E SUPERIOR.
7 – FORTALECIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL E DO GOVERNO.

Henrique vai levar prefeitos a Wilma para cobrar ajuda

O presidente estadual do PMDB, deputado federal Henrique Eduardo Alves, disse nesta sexta à imprensa, durante encontro com os prefeitos e vice-prefeitos eleitos pelo partido, que vai levar o grupo à governadora Wilma de Faria (PSB), em janeiro, para buscar parcerias administrativas.

Henrique disse que isto será o cumprimento de promessa de campanha, quando afirmou que o PMDB atuaria de modo a garantir parcerias com os governos federal e estadual.


Participaram do encontro, a maioria dos 37 prefeitos eleitos, o senador Garibaldi Alves Filho, os deputados estaduais José Dias, Walter Alves e Nélter Queiroz, o presidente municipal do PMDB, vereador Hermano Moraes, o vereador Luiz Carlos e o ex-deputado Elias Fernandes.

WILMA VÁI ANTECIPAR SEGUNDA PARCELA DO DÉCIMO TERCEIRO

A governadora Wilma de Faria anunciou para o próximo dia 10 de dezembro a antecipação da segunda parcela do décimo terceiro salário.

A liberação antecipada dos recursos vai injetar R$ 161,4 milhões na economia do Estado.

A primeira parcela, já havia sido paga em junho.

( Curiosidade ) Curtas sobre os insetos.

Existem 900 mil espécies de insetos no mundo. Os cientistas descobrem de 7 mil a 10 mil novas por ano. Eles suspeitam que possam existir outras 10 milhões de espécies ainda desconhecidas. Há uma média de 200 milhões de insetos para cada ser humano. Os invertebrados correspondem a 95% do mundo animal.

O órgão sexual da aranha macho está localizado no final de uma de suas patinhas.
Existem mais espécies de besouros do que de qualquer outra criatura. O número chega a 250 mil. As espécies de borboletas não atingem 100 mil.

Uma formiga levanta qualquer coisa que tenha até 50 vezes o seu peso. Uma abelha pode carregar um peso 300 vezes maior que o seu.

Abelhas têm cinco olhos. São três pequenos no topo da cabeça e dois maiores na frente.

Um pernilongo macho vive, em média, oito ou nove dias. A fêmea dura um mês. Se o inverno chega antes que tenha oportunidade de depositar seus ovos, ela hiberna até as condições favoráveis voltarem (4 ou 5 meses). Os pernilongos raramente se afastam mais de trezentos metros do local onde nascem. Eles batem as asas mil vezes por minuto.

As formigas se comunicam por meio do olfato.

As cores metálicas das borboletas confundem os pássaros. O movimento rápido das asas desses insetos produz lampejos cintilantes que ofuscam os olhos das aves, deixando-as desorientadas e fazendo-as perder sua presa. As fêmeas voam muito alto e suas cores não são tão atraentes para os caçadores.

O bicho da seda possui um olfato tão aguçado que pode sentir a presença de uma fêmea a onze km de distância.

As formigas são equipadas com cinco narizes diferentes, cada um com uma função. A minhoca e a lesma têm quatro.

O caracol faz um único acasalamento na vida. Também, quando ele acontece… dura onze horas.

O inseto com o maior cérebro em relação ao tamanho do corpo é a formiga.

Um grilo pode saltar obstáculos quinhentas vezes maiores que ele. O salto de uma pulga alcança 33 centímetros. Proporcionalmente é como se um homem pulasse dezoito metros.

Mosquitos são atraídos duas vezes mais pelo azul do que por qualquer outra cor.

Uma barata pode viver até 6 dias sem a cabeça. E acaba morrendo de fome, pois não tem como se alimentar.

Um casal de baratas, no período de um ano, pode gerar até 100 mil descendentes, sendo que nos países tropicais esse número pode ser facilmente ultrapassado.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Biológicas, há 200 baratas por habitante, na grande São Paulo.

Gorete busca melhorias para Apodi

Ontem, a prefeita eleita Gorete Pinto acompanhada de uma comitiva participaram de audiências com o comandante do Corpo de Bombeiros, Gervásio Portássio Bentes onde foi cobrada a implantação de uma Unidade do Corpo de Bombeiros em Apodi para atuar juntamente com a Defesa Civil.

O município de Apodi é o segundo maior da região Oeste, perdendo apenas para Mossoró, e a implantação de uma Unidade do Corpo de Bombeiros ajudaria no período das enchentes no Vale e Chapada do Apodi onde milhares de familiais ficam em situação de risco no período de inverno e também na orientação a banhistas da Barragem de Santa Cruz, local considerado um dos principais pontos turísticos do interior do Rio Grande do Norte.

"Na audiência com o comandante Gervásio Protássio colocamos a estrutura do município de Apodi a partir de 2009 a disposição da corporação e no que depender de estrutura física e condições de trabalho para os bombeiros", garantiu Gorete Pinto.

Outra importante audiência mantida em Natal em que Gorete teve um encontro na Procuradoria Geral de Justiça.

O procurador Luís Augusto garantiu a Gorete Pinto que em janeiro estará iniciando as obras da sede da Promotoria de Justiça da Comarca de Apodi que engloba as cidades Felipe Guerra, Itaú, Rodolfo Fernandes e Severiano Melo.

Com o anúncio da construção da sede do Ministério Público, a recente construção do Fórum da Justiça Desembargador Newton Pinto e o anúncio por parte do desembargador Expedito Ferreira de Souza da construção da sede da Justiça Eleitoral, a cidade de Apodi passará a contar com um Centro Administrativo Judiciário, ou seja, Ministério Publico, Juizado e Justiça Eleitoral funcionando em sedes próprias em áreas próximas uma das outras.

O reforço no policiamento e aquisição de novas viaturas para as polícias Militar e Civil foi um pleito defendido por Gorete junto ao Governo do Estado e que também contará com o apoio da Procuradoria Geral de Justiça Potiguar.

O governador interino Iberê Ferreira de Souza recebeu, na manhã de ontem, em audiência, a prefeita Gorete Pinto foi tratar de assuntos relacionados ao saneamento básico da cidade, abatedouro frigorífico, ampliação dos cursos e construção de uma sede para o núcleo da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e construção do Terminal Turístico e acesso da Barragem de Santa Cruz.

O governador Iberê Ferreira garantiu buscar solução para os pleitos defendidos por Gorete Pinto.

Sindicato dos Trabalhadores Rurais realiza seminário

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi (STR), a CPT e o Seapac encerram nesta sexta-feira o segundo seminário regional "Sementes: Patrimônio dos Povos A Serviço da Humanidade".

O evento está sendo realizado no auditório do STR de Apodi e teve início no último dia 26.

Reunindo mais de 300 trabalhadores rurais das cidades do Vale do Apodi e região de Mossoró.

O seminário tem como objetivo discutir a segurança alimentar a partir do princípio da preservação das sementes nativas para uso público pelos agricultores e agricultoras.

Ainda faz parte dos objetivos do seminários, sensibilizar os agricultores sobre a preservação das sementes nativas.

A mesa de abertura do seminário contou com a palestra sobre "Sementes e Soberania Alimentar" com o dirigente nacional da Comissão Pastoral da Terra - CPT, Isidório Revers.

Segundo informações do presidente do Sindicato, Edílson Neto, o seminário encerra as atividades com um debate a partir das 8 horas, com Conceição Dantas, da Marcha Mundial das Mulheres e Edivan Pinto, da CPT/RN, sobre o tema: "A crise dos alimentos e o papel da agricultura camponesa".

O evento conta com apoio da organização internacional Heifer.
Fonte: Gazeta do Oeste.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Pró-teste alerta para molhos de tomate contaminados

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - Pró-Teste, que examina a qualidade de alguns produtos que estão nas prateleiras dos supermercados, entrou com uma ação civil pública para impedir a fabricação, distribuição e comercialização de alguns molhos de tomate inadequados para o consumo.

A associação pede a proibição da fabricação desses alimentos até que novos testes sejam feitos comprovando que os problemas foram sanados.

A razão da medida é que em alguns dos produtos examinados foram encontrados resíduos como fragmentos de insetos e larvas. Em alguns casos foram encontrados insetos inteiros dentro desses produtos e pêlos de roedores, além de alguns dos molhos terem apresentado alto risco de deterioração.

A Pró-Teste analisou 30 marcas de molhos de tomate e dessas, apenas oito foram recomendadas para o consumo.

Dentre as marcas examinadas o teste informou que seis delas apresentam graves riscos à saúde.

O teste completo e as informações sobre as marcas impróprias para o consumo estão no site http://www.proteste.org.br/map/src/436351.htm.

Água de Mossoró tem alto índice de coliformes fecais

O departamento de Vigilância Sanitária de Mossoró realizou ontem o "I Seminário de Vigilância Ambiental de Mossoró", com o tema “Água - qualidade de vida e saúde”.


Uma das palestras mais importantes foi sobre "O monitoramento da qualidade da água para o consumo humano de Mossoró", ministrada pelo biólogo e responsável pelas análises de água feitas pela Vigilância Sanitária (Visa), Erisberto Medeiros.

Segundo ele, o seminário foi promovido para tentar conscientizar a população sobre sua responsabilidade em preservar a água, bem como para prestar esclarecimento sobre a qualidade da água consumida e os direitos do consumidor sobre a água abastecida.

Erisberto falou sobre o resultado dos testes realizados com a água distribuída em Mossoró e, de acordo com ele, a água que o mossoroense está consumindo não atende os padrões exigidos pela Visa.

Ele explicou que o papel da Vigilância é monitorar e inspecionar, através de testes laboratoriais, a qualidade da água que chega às torneiras das residências.


"Um dos motivos da realização desse seminário foi justamente os resultados obtidos com os testes feitos a partir da água distribuída pela Caern", contou Erisberto.


Os testes realizados com a água concluíram que há a presença de bactérias termitolerantes e coliformes fecais acima do desejável na água analisada.


"As bactérias termitolerantes devem ser ausentes da água, enquanto que o limite dos coliformes fecais deve ser de 5% a cada 40 amostras de água. O índice encontrado foi bem maior do que o aceitável", informou Erisberto.


Ele contou que para a realização dos testes laboratoriais são necessárias 24 coletas semanais, que são submetidas à avaliação no Laboratório Regional (Laren).
"Os testes só podem ser feitos nesse laboratório oficial, para que o resultado seja mais seguro", disse o biólogo, afirmando que os testes não podem ser realizados com amostras de água das residências, pois a contaminação da água nesse caso pode ser fruto da falta de cuidados com o armazenamento da água.

"Só fazemos testes com amostras das residências quando há um surto de diarréia ou de hepatite, por exemplo."


Apesar da realização dos testes, Erisberto comentou que a quantidade de parâmetros analisados ainda é insuficiente para atestar a verdadeira qualidade da água.
"Existem 74 parâmetros a serem analisados para atestar a qualidade da água, mas no laboratório nós só realizamos dois: presença de coliformes e turbidez, que atesta a presença de microorganismos.


O laboratório diz que não dispõe de recursos financeiros e de equipamentos específicos para a realização dos demais testes.


Esses dois são os parâmetros básicos, mas nós precisamos analisar também os outros", explicou o biólogo, afirmando que a deficiência relativa ao tempo de uso da tubulação que leva água para as residências e o rompimento desses canos podem levar à contaminação da água.


Ele informou que os testes de qualidade da água começaram a ser feitos em 100% dos domicílios apenas em 2005, através de amostragem de água em pontos fixos e aleatórios na rede de abastecimento.

"Onde há uma maior aglomeração de pessoas nós fazemos os testes aleatórios, pois quanto mais pessoas há um risco maior de contaminação por doenças de vinculação hídrica", disse Erisberto.


O auxiliar de laboratório da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) José de Arimatéia Pinheiro informou que o resultado das análises de água realizadas pela companhia atesta a boa qualidade da água.

Segundo ele, a forma de realização dos testes pode comprometer os resultados. "Dependendo da forma e de quem coleta isso, determina o resultado do teste.

Portanto, se a coleta não for feita corretamente, o resultado pode não ser satisfatório.


O equipamento esterilizado para a coleta e o ponto de amostragem também tem grande influência", defendeu o assistente.


Ele contou ainda que os testes da Caern também são feitos pelo Laren e que lá são analisados, além dos parâmetros básicos, coliformes e turbidez, o PH, cloreto, pureza e coliformes totais, e que esses procedimentos são realizados também na água que abastece as cidades circunvizinhas.
Fonte: O Mossoroense

Agricultura do RN é prejudicada pala desertificação.

RN VULNERÁVEL AO AQUECIMENTO GLOBAL

Uma pesquisa financiada pelo Fundo Global de Oportunidades da Inglaterra apresentada ontem na sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza (CE), mostrou um cenário extremamente preocupante e que merece muita atenção do governo estadual.

De acordo com a pesquisa, o Rio Grande do Norte é o quinto Estado da região Nordeste mais vulnerável aos efeitos do aquecimento global. O estudo diz ainda que as pessoas mais pobres serão as mais afetadas com o efeito.

AGRICULTURA POTIGUAR PODE MORRER

A pesquisa traz um dado aterrorizante para o agronegócio do Rio Grande do Norte.

Diante dos efeitos do aquecimento global, o Estado poderá perder nada menos que 47,2%de sua área agricultável, que se transformaria em deserto.

DESERTIFICAÇÃO E PESTE DE MOLÉSTIAS

Intitulado Índice Geral de Vunerabilidade (IGV), o estudo indica que além da desertificação, o aquecimento global vai provocar a peste de inúmeras doenças, como calazar, dengue, lepstospirose, esquitossomose, doença de chagas e mortalidade infantil por diarréia ocasionada exatamente pela desnutrição alimentar.

CEARÁ LIDERA ÍNDICE DE VULNERABILIDADE

O Estado nordestino mais vulnerável aos efeitos do aquecimento global é o vizinho Ceará, seguido pelo Piauí.

Em terceiro lugar aparece a Paraíba, seguido por Pernambuco. Em quinto lugar, como citamos, está o Rio Grande do Norte, seguido por Alagoas, Maranhão, Bahia e Sergipe.

GRANDE DESAFIO PARA GESTORES PÚBLICOS

O estudo feito pelo Fundo Global de Oportunidades representa um desafio e tanto para o gestores públicos, sobretudo os da região Nordeste, que apesar do clima árido, consegue sobressair no que se refere ao agronegócio.

PROBLEMA DO PRESENTE E DO FUTURO

Trata-se de um problema presente, mas que tende a se agravar preocupantemente no futuro. A preocupação com o meio ambiente deve ser cobrada aos nossos representantes públicos.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

A DIFERENÇA É GRANDEEEE!!!!!


Presidente Lula sobrevoa área atingida em Sta Catarina


Não se trata de querer aqui desmerecer a ajuda que o Governo Federal tem dado aos estados do Sul atingidos pelas fortes chuvas que castigam aquela região, não é isso! Mas, percebam o que é a diferença de tratamento.

Na enchente do início do ano nenhum ministro do Governo Federal compareceu ou visitou nossas áreas atingidas (salvo para pedirem voto para Fátima Bezerra na campanha para prefeito de Natal).

Agora, o Ministro da integração Nacional, Geddel Vieira Lima, visitou ontem as áreas atingidas no Estado de Santa Catarina.

A governadora Wilma de Faria foi pessoalmente ao presidente Lula e pediu 98 milhões para ajudar na recuperação de infraestrutura que a enchente levou. Até agora não se sabe de nenhum recurso enviado ao RN.

Lá, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, já liberou 100 milhões de reais para remédios, vacinas, cobertores, etc...

A diferença é grande....


Fonte: Muitasoutras.


Gorete Pinto adota 'pacto de silêncio' até assumir a prefeitura de Apodi

A prefeita de Apodi, Gorte Pinto não quer saber de oba-oba no período que antecede a sua posse como chefe do executivo apodiense.

Para evitar ‘ruge-ruge’ em torno dos preparativos para a posse, pelo menos uma regra já foi adotada: Nada de entrevistas até o dia 1º. de janeiro.

A constatação foi obtida por um radialista, que aguardava o ‘ok’ para uma entrevista a partir de contato mantido há cerca de 15 dias.

A resposta veio neste fim de semana: Um não.

Segundo o interlocutor, Gorete não concederá entrevistas até assumir o comando do municipio.

Para dar sustentação ao posicionamento, uma explicação complexa de entender.

O interlocutor da prefeita oestana destacou que Pinheiro se ateve a esta prática e esqueceu de governar Apodi. Flaviano Monteiro adotou esta estratégia e nunca conseguiu fazer nada.

Pelo menos no que se refere ao trato com a imprensa e com as relações públicas da cidade oestana já deu pra ver mais ou menos a linha a ser seguida daqui para frente...ou não?

Fonte: Giro pelo Estado.

Comperve inicia amanhã entrega dos cartões de inscrição

Comissão Permanente de Vestibular da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Comperve/Uern) inicia, a partir de amanhã, o cronograma de entrega dos cartões aos candidatos inscritos no Processo Seletivo Vocacionado (PSV 2009). A entrega segue até o dia 5 de dezembro.

De acordo com o cronograma de entrega, amanhã, receberão os candidatos inscritos nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Gestão Ambiental e Turismo.

O documento será entregue ao próprio candidato acompanhado do documento de identificação e duas fotos recentes e datadas, no mesmo local de inscrição.

Nos dias 27, 28 de novembro e 1º de dezembro receberão os candidatos inscritos no grupo II, no caso os inscritos nos cursos de Ciências da Religião, Ciências Sociais, Comunicação Social, Direito, Filosofia, Geografia, História, Letras, Pedagogia, Serviço Social e Música.

Nos dias 3 e 4 de dezembro, é a vez dos candidatos inscritos no grupo III, ou seja, nos cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Medicina e Odontologia.

No dia 5 de dezembro, serão entregue os cartões do grupo IV, inscritos em Ciência da Computação, Física, Matemática e Química.

Nos dias 11 e 12 de dezembro é a vez dos Retardatários e Solicitantes de Segunda Via (todos os grupos).

RN tem onze cidades sem médicos

O Brasil tem 455 municípios sem médicos, de um total de mais de 5.560 cidades no país.

O problema é mais acentuado em regiões distantes dos maiores centros urbanos, como no Nordeste, que lidera a lista de cidades sem médicos, com 117, 25,7% do total do país.

No Rio Grande do Norte, segundo da Organização Mundial de Saúde, faltam médicos em 11 cidades, sendo Água Nova, Bento Fernandes, Galinhos, Lajes Pintadas, Lucrécia, Paraú, Santa Maria, Pedra Grande, Rodolfo Fernandes, São Francisco do Oeste, Senador Georgino Avelino.

Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde em Ouro Preto (MG), durante um encontro da Global Health Workforce Alliance --órgão da OMS (Organização Mundial da Saúde) cuja bandeira é a maior presença de médicos onde há carência deles.

O levantamento foi feito com base em dados de outubro de entidades como o CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) e a Universidade Federal de Minas Gerais.

Onde está o Lula?

A posição do presidente em torno das cheias de Santa Catarina que tem deixado milhares de desabrigados e quase uma centena de mortos, era para ser outra.

Ele está escondido? Não quer tirar fotos ao lado de problemas.

Em qualquer país do mundo o chefe de Governo estaria no local imediatamente.

Aqui, Lula está em festas, recepções e tirando fotos com atletas, técnicos e artistas.

Em qualquer país do mundo o chefe de governo estaria no local com o governador, sobrevoaria a área, destacaria representantes de ministérios para fazerem plantão no Estado e apoiarem.

Cadê o Lula que não aparece numa hora dessa tão difícil. Só a defesa civil e a boa vontade dos voluntários aparecem.

Não adianta cadastrar o prejuizo que Lula não paga, assim como até hoje o Nordeste espera uma solução das enchentes desse ano.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Prêmio da Mega-Sena rende R$ 110 mil por mês

A Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 15 milhões no sorteio desta quarta-feira (26) para quem acertar as seis dezenas do concurso 1025.

O sorteio ocorre em Embu Guaçu (SP), às 20h. Caso o felizardo queira aplicar a bolada na poupança, o rendimento mensal pode ser uma aposentadoria de ouro: cerca de R$ 110 mil.

Isso significa um ganho de R$ 3,6 mil por dia. Tudo com os R$ 15 milhões intactos no banco. E se o ganhador quiser continuar a conta milionária, pode sorrir e embolsar, a cada hora, algo em torno de R$ 150.

Se o novo ganhador da Mega-Sena for alguém acostumado a viver com um salário mínimo, com o rendimento da poupança, ele passará a ganhar 244 vezes mais o que costumava receber por 30 dias de trabalho.

No tocante à aquisição de bens, o ganhador pode dar um ‘chega pra lá’ na crise econômica que afeta todo o mundo. Só com os rendimentos poderiam ser compradas duas casas no valor de R$ 50 mil ou quatro carros populares 0 km a cada 30 dias.

A aposta simples da Mega-Sena custa R$ 1,75. Os sorteios da noite começam com a extração da Loteria Federal (4297), às 19h (horário de Brasília), seguido da Lotomania (883), às 20h. As apostas podem ser feitas em qualquer lotérica do país até uma hora antes do sorteio.

Vestibular: Comperve diz que resultado da 1ª fase sai em 10 dias

Acabou a maratona para Vestibular 2009 da UFRN. Depois de três dias de prova, agora os candidatos querem relaxar e esperar pelo resultado.

A classificação da primeira fase deve ser divulgada dentro de 10 dias, de acordo com a presidente da Comissão Permanente de Vestibular, Comperve, Betânia Ramalho. Já o resultado final, é esperado para os primeiros dias de janeiro.

Para conferir o gabarito das provas no site da Comperve (www.comperve.ufrn.br).

De acordo com o edital, o prazo para recursos contra as questões vai até quinta-feira, mas até o momento não há informações sobre questões contestadas.

Apodi exporta 40 toneladas de mel para vários países

A Cooperativa Potiguar de Apicultura (COOPAPI) já proporciona sucesso no setor melífero de Apodi, no Médio Oeste potiguar, onde cerca de 200 famílias vivem da apicultura e com isso garantem o seu sustento no município, onde o desemprego e a falta de oportunidade impera.

A organização aliada à união dos apicultores apodienses mostra não ter limites. Somente neste ano de 2008 a Coopapi comercializou 300 toneladas de mel de abelha de excelente qualidade que foi vendido a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) que doa as escolas e creches para ser inserido na merenda escolar de milhares de crianças.

Mas a grande conquista dos apicultores de Apodi juntamente com a Coopapi foi a realização de um consórcio envolvendo a Coopapi e Cooperativa da Agricultura Familiar do Apodi (COAFAP), juntamente com a Empresa Mel Brasil Tropical, que exportou 40 toneladas do produto para a África do Sul e Estados Unidos.

Com a comercialização do produto para o exterior, o balde com 25 kg de mel, que no Brasil custa apenas R$ 60,00, na exportação ficou ao preço de R$ 82,00.

O mel foi transportado em caminhão ate o porto de Recife e depois levado em contêiner para o exterior. "Nosso mel é de excelente qualidade e isso despertou a atenção de empresários para adquirir o nosso produto, e para o próximo ano o nosso objetivo é de exportar mais de 100 toneladas de mel para o exterior", comentou a presidente da Coopapi Fátima Torres.

Somente em 2008 a Coopapi realizou cerca de 600 operações comerciais totalizando assim cerca de R$ 500 mil reais em comercialização de mel. "Quem mora na zona rural de Apodi e tem disposição para trabalhar na apicultura não tem de que reclamar, pois o mercado é bem promissor e promete crescer cada vez mais, porque o nosso produto está ganhando mercado e com isso se valorizando", disse Fátima Torres.

Constantemente a Coopapi, Coafap em parceria com Associação de Pequenos Produtores de Mel e Agricultores Rurais de Apodi, passaram por uma capacitação com o objetivo de se adequar às novas regras para garantir a melhoria na qualidade do mel. São cursos, oficinas, seminários, palestras oferecidos aos apicultores de todo o município.Para a presidente da Coopapi, Fátima Torres, a exportação mel, foi uma surpresa para todos. "Isso é muito importante, não estávamos esperando, imagine o mel produzido na Serra do Apodi, no Córrego está chegando à mesa dos americanos", comemora.

Quando começou a funcionar, em 03 de abril de 2004 a Cooperativa Potiguar de Apicultura, tinha poucas famílias cadastradas.


Mas hoje já são cerca de 200 famílias que vivem exclusivamente da apicultura, são mulheres e homens que a cada dia se aperfeiçoa para garantir junto aos seus apiários uma boa qualidade no doce mel que vem adoçando a vida de muitos produtores rurais que em um passado não muito distante amargavam crises e viviam sob forte clima de dificuldades, mas hoje a qualidade de vida no campo para quem atua nessa atividade é bem diferente.

De acordo com Fátima Torres, os pequenos apicultores chegam a ter uma renda anual de R$ 6 mil reais enquanto que os maiores ultrapassam os R$ 10 mil e cita o apicultor Antônio Urbano da Silva que se destaca entre os maiores apicultores do território apodiense.

Fonte: Gazeta do Oeste.

As principais curiosidades do beijo

Para beijar, o ser humano movimenta 29 músculos (12 dos lábios e 17 da língua). · Um beijo apaixonado pode significar a aplicação de uma pressão de 12 quilos sobre os lábios.

Já um beijo dado em um bebê pode ser pesado em gramas. Uma pessoa troca, em média, 24 mil beijos (de todos os tipos, dos maternais aos apaixonados e até os roubados) ao longo de sua vida.

Um beijo pode repassar 250 vírus e bactérias diferentes. Quando se beija alguém, resíduos de sua saliva permanecem em sua boca por 3 dias.

As batidas do coração sobem, em média, de 70 para 150 vezes por minuto durante o beijo. Isso força o coração a bombear 1 litro de sangue a mais, pois as células pedem mais oxigênio para trabalhar.

Os beijoqueiros sofrem menos de doenças do aparelho circulatório, do estômago e da vesícula.

Diminuem também os casos de insônia e de dores de cabeça.Quando um dos namorados beija o pescoço do outro com mais força, provoca um aumento de pressão no local que pode romper os capilares (vasos bem frágeis). Forma-se uma mancha proveniente do sangue que escapou e ficou preso embaixo da pele.

Em cada beijo, os apaixonados trocam 9 mg de água, 0,7 g de albumina, 0,18 g de substâncias orgânicas, 0,711 mg de gorduras e 0,45 mg de sais.

Se você pensa que, quando beija, só sua boca trabalha, está completamente por fora. Fique sabendo que todo o seu organismo entra em ação. Além dos seus cinco sentidos paladar, olfato, audição, visão e tato entrarem na jogada.

Os médicos e os psicólogos alemães concluíram que aqueles que beijam, faltam menos ao trabalho por motivo de doença do que aqueles que não beijam. Aqueles que beijam, também sofrem menos acidentes no trabalho, ganham 20 a 30 por cento a mais e vivem proximadamente cinco anos a mais.

O Dr. Arthur Sazbo, um psicólogo alemão, diz que a razão desta ótima fortuna é a energia positiva que o beijo passa para aqueles que beijam no começo do dia.

Conseqüentemente, se você quiser ter mais dias felizes, saudáveis, ser bem sucedido, e viver mais, você deve beijar o seu amor antes que você vá trabalhar, todos os dias.

Um beijo é geralmente a primeira vez que dois povos têm um contato próximo um com o outro.

Uma fonte anônima no “Livro dos Beijos” por William Bastão descreve um beijo como algo que você não pode dar sem fazer exame, e não pode fazer exame sem dar.

Uma outra fonte anônima diz que você não deve esperar para conhecer melhor alguém antes de beijá-la, você deve beijá-la primeiramente para depois então você conhecê-la melhor.

Bryant disse também que o ato de friccionar e pressionar os narizes e a troca das línguas entre amantes, se popularizou aproximadamente em 1500 A.C.

Foram os Romanos que descobriram o beijo. Os Romanos beijavam-se cumprimentado uns aos outros, beijavam as vestes e os anéis de seus líderes e estátuas dos deuses mostrando sua submissão e respeito.

É um fato científico que beijar estimula nosso cérebro a produzir o oxytocin, um hormônio que nos dá aquela ótima sensação que sentimos ao beijar.

Sabe-se também que a química provocada faz com que um beijo alerte outro. Quando nós beijamos, os interiores de nossas bocas e as bordas de nossos lábios produzem uma substânciaquímica que aclama para mais beijos.

Um estudo em 1997 na universidade de Princeton concluiu que nossos cérebros estão equipados com os neurônios que nos ajudam a encontrar os lábios de nossos amantes no escuro.

Não é nenhuma novidade que muitos casais apreciam se beijar em um teatro escuro. Então saia beijando por ai quem aparecer pela frente, é bom para o coração.

DIA INTERNACIONAL DA NÃO-VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

Dia 25 de novembro é uma data de grande importância para as mulheres do mundo inteiro, principalmente para as que sofrem ou já sofreram algum tipo de violência, é o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher.

Se este problema não fosse tão grave, indubitavelmente não seria necessário um dia específico para recordar este tema.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Chega a 59 o número de mortos em Santa Catarina


Sobe para 59 o número de mortes registradas pela Defesa Civil em Santa Catarina. De acordo com o relatório divulgado na noite desta segunda-feira (24), as fortes chuvas que atingem o estado já deixam mais de 42 mil pessoas desalojadas (que tiveram que sair de suas casas e foram para imóveis de parentes ou amigos) ou desabrigadas (que foram para abrigos públicos).

O município que mais registrou mortes foi Ilhota (15), seguido por Blumenau (13). Brusque (1), Gaspar (10), Jaraguá do Sul (6), Pomerode (1), Bom Jardim da Serra (1), Luiz Alves (4), Rancho Queimado (2), Benedito Novo (2) e Rodeio (4) também registraram óbitos.

Ainda segundo o relatório da Defesa Civil, o número de municípios isolados em Santa Catarina subiu para oito (São Bonifácio, Luiz Alves, São João Batista, Rio dos Cedros, Garuva, Pomerode, Itapoá e Benedito Novo).

A companhia de energia informou que cerca de 160 mil pessoas estão sem energia elétrica, com destaque para o município de Blumenau.

A Defesa Civil diz que o abastecimento de gás está interrompido em Guaramirim, até o Rio Grande do Sul, devido à ruptura de tubo de gás da TBG entre Luiz Alves e Blumenau.

Ninguem quer ser parente de prefeito, quer um emprego.

Antes quando o camarada se elegia sempre aparecia parente de todos lados para ser ajudado com empreguinho de prefeitura.

Primo era o que mais aparecia. Agora com a lei do nepotismo ninguém quer ser mais parente de prefeito, diz logo que é primo segundo, terceiro ou primo da prima dele.

Ou apenas um íntimo da família, no máximo!.

ELEIÇÕES 2010: União de Rosa + Jajá + Gari.



A boa relação do presidente do Senado, Garibaldi Alves, com a oposição não se restringe às críticas às medidas provisórias – que culminaram com a devolução de uma delas na semana passada.

Garibaldi negocia com José Agripino Maia (DEM) a formação de uma aliança em 2010 no Rio Grande do Norte.

A dobradinha PMDB-DEM teria os dois como candidatos ao Senado e a senadora democrata Rosalba Ciarlini como candidata ao governo.

A chapa, naturalmente, estenderia a aliança ao candidato tucano à Presidência.

Não seria novidade: em 2002, Garibaldi disputou o Senado apoiando José Serra para presidente.

Fonte: Lauro Jardim, da Veja

Avião da banda Calypso cai em Recife com dez passageiros.

O produtor da banda Calypso, Gilberto Silva, foi um dos mortos no acidente com um avião bimotor que caiu ontem zona oeste do Recife.

Estavam a bordo da aeronave dez pessoas. Além de Silva, o piloto, cuja identidade ainda não foi revelada, também morreu.

Os demais ocupantes da aeronave foram encaminhados a hospitais da cidade.

Avião que pertencia a Chimbinha transportava parte da equipe após show no Piauí

O avião acidentado partiu de Teresina, no Piauí, para Recife. A banda Calypso realizou um show na capital piauiense na noite de sábado.

De lá, os integrantes do grupo seguiram de ônibus para Fortaleza, onde foram avisados do acidente.

Árvore de Natal de 120 m cai e deixa três mortos

Três pessoas morreram e uma ficou ferida em um acidente durante a montagem de uma árvore de Natal de quase 120 metros de altura, em Aracaju.


A árvore, que estava sendo montada há um mês em um banco de areia no Rio Sergipe, tombou.

A inauguração seria na próxima sexta-feira (28).

No ano passado, a árvore tinha 102 metros e foi reconhecida pelo livro dos recordes como a maior do planeta.

Vestibular: veja o gabarito desta segunda

A Comissão Permanente de Vestibular (Comperve) divulgou, no início da tarde desta segunda-feira (24), o gabarito das provas de português, literatura, história, geografia e redação.

Confira o gabarito desta segunda-feira (24):

Português e Literatura

1 c
2 d
3 a
4 d
5 b
6 a
7 c
8 a
9 d
10 c
11 b
12 b
13 d
14 a
15 c
16 c
17 d
18 a
19 b
20 b

História

21 d
22 a
23 d
24 c
25 a
26 b
27 a
28 c
29 b
30 d
31 b
32 c

Geografia

33 a
34 a
35 b
36 d
37 c
38 b
39 a
40 d
41 b
42 c
43 d
44 c

( Curiosidade ) Origem da Marca "Creme Nívea"

Foi criado em dezembro de 1911 pela farmácia de manipulação do doutor Oskar Troplowitz, que descobriu como unir água e óleo para hidratar a pele.

O Eucerit, retirado da lanolina e combinado com óleos, água, compostos de glicerina, ácido cítrico e essências de rosas e lírios, formava o creme.

“Branco como a neve”, foi batizado de Nívea e era comercializado numa latinha amarela.

A embalagem ganhou a cor azul com letras brancas em 1925.

Depois da Segunda Guerra Mundial, a marca Nívea foi expropriada.

A partir de 1952, a empresa Beiersdorf iniciou uma longa jornada pelos países para readquirir os direitos sobre a marca.

ProUni abre inscrições nesta segunda

O Programa Universidade para Todos (ProUni) abre inscrições nesta segunda-feira (24) para as bolsas de estudo no ensino superior particular.

Os interessados deverão acessar o site do Ministério da Educação (MEC): portal.mec.gov.br/prouni/ .

O prazo de inscrição vai até o dia 12 de dezembro. O processo seletivo permitirá o ingresso em cursos no primeiro semestre de 2009.

O ProUni oferece bolsas integrais e parciais de 50% da mensalidade.

Podem se candidatar às integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 622,15 em valores atuais).

As parciais destinam-se àqueles com renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos (R$ 1.245). Os candidatos devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2008 e obtido, na prova objetiva e na redação, média de no mínimo 45 pontos.

Precisam ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, no caso de escola particular, na condição de bolsista integral.

O programa é aberto a alunos que estejam concluindo o ensino médio este ano ou que o concluíram em anos anteriores.

Fonte: G1

Governo vai aumentar piso do professor em R$ 60,00

O Governo do Estado vai aumentar em R$ 60,00 o piso dos professores da rede pública. De acordo com o secretário de Educação, Ruy Pereira, a medida faz com que o Estado cumpra o que está dito na lei que criou o piso nacional da categoria.

Foi durante audiência na Assembléia Legislativa.O secretário explicou que o piso do Estado vai passar de R$ 620,00 para R$ 680,00 a partir de janeiro de 2009.

O valor aprovado em nível nacional é de R$ 950. Ele conta como funciona essa engenharia matemática: "O piso nacional aprovado pelo Congresso e aprovado pelo presidente Lula, no mês de julho, é de R$ 950, mas somente para profissionais com jornada de 40 horas semanais.

Como na rede estadual a carga horária é de 30 horas, o valor proporcional é de R$ 712, porém essa quantia só precisará ser paga integralmente a partir de janeiro de 2010".

No próximo ano, a obrigação da União, Estados e municípios é acrescentar aos salários que sejam inferiores ao piso, dois terços da diferença.

Sendo assim, em uma cidade onde o vencimento inicial é de R$ 500, a diferença é de R$ 450, então R$ 300 terão de ser pagos a partir de janeiro próximo.

Com isso, o salário inicial terá de passar a R$ 800.



Castanha de Caju Beneficiada do Sítio Corrego para o Mundo

A Associação de Miniprodutores de Córrego e Sítios Reunidos (AMPC), na comunidade de Córrego, a 10km da sede do município de Apodi/RN, já é motivo de orgulho para os moradores da localidade e até mesmo para o meio rural apodiense.

Com forte atuação no campo da cajucultura, a entidade gera dezenas de empregos de forma direta e indireta no beneficiamento da castanha de caju, que depois de beneficiada é comercializada no mercado apodiense e outros municípios e Estados.

O objetivo da entidade é de agregar valor aos produtos produzidos em sua comunidade. São vários trabalhos no Córrego como a cajuína, doce de caju, amêndoas de castanha de caju e outros derivados do caju que hoje gera emprego e renda aos moradores.

Com uma área produtiva de 2.230 ha de cajueiros produtivos, e mais de 100 associados tem o apoio de parceiros como Sebrae/RN, Conab, Emater/RN, Embrapa, Emparn, Banco do Brasil, Prefeitura Municipal, comunidade e outros.

A Minifábrica de Córrego que pertence a Associação produz atualmente 1.300 kg de amêndoa/mês, gerando renda para os 78 sócios diretos.

domingo, 23 de novembro de 2008

Quem Sabe Somar Sabe Dividir

Somar é a primeira operação matemática que se aprende, a que temos mais facilidade e que gostamos mais.

Primeiro agente gosta de somar várias vezes palitos e giz, depois brinquedos e roupas da moda, depois somar dinheiro, depois somar carros e casas, e sempre somar alegria e felicidade.

Isto já é multiplicação, que também é fácil de aprender, é só somar várias vezes a mesma coisa.

A Segunda operação que aprendemos é a subtração.

Aí começa a ficar estranho.Principalmente quando tem que pedir emprestado na casa do vizinho, digo, casa decimal ao lado.

Ninguém gosta mais de diminuir do que somar.Quando chega na divisão é quase um desespero, ainda mais quando sobra um resto.

É que ninguém entende aonde ou pra quem vai ficar o resto.

Até no cotidiano ninguém gosta de dividir nada.A dificuldade no aprendizado não parece à toa, o homem rejeita essa prática.

Quando o homem aprender a dividir corretamente e saber onde deve ficar o resto, entenderá que é o mesmo que somar para alguns, mantendo a quantidade de outros, sem necessariamente subtrair de alguém, ou seja, é o mesmo que somar igual para todos; entenderá também que somando os restos teremos mais um inteiro divisível, fazendo outros felizes.

O resultado final também é uma soma, a soma da felicidade geral.Poderíamos até chamar esta operação de soma distribuída.

Com esta visão, com certeza a matemática daria mais resultados, talvez fosse dispensável aprender contas de dividir e os homens continuariam felizes a somar palitos, brinquedos, dinheiros, carros, casas e felicidade, porém não somente para si.

Quem sabe?

Nota do Blog: Isso tem tudo haver com uma Professorinha, que tem um diário virtual, amiga minha e a todas as professoras, inclusive a minha esposa Zildete Sena.

( Prar Rir ) O jeito certo de chamar a polícia!

'Eu tenho o sono muito leve, e numa noite dessas notei que havia alguém andando sorrateiramente no quintal de casa.
Levantei em silêncio e fiquei acompanhando os leves ruídos que vinham lá de fora até ver uma silhueta passando pela janela do banheiro.

Como minha casa era muito segura, com grades nas janelas e trancas internas nas portas, não fiquei muito preocupado, mas era claro que eu não ia deixar um ladrão ali, espiando tranquilamente.

Liguei baixinho para a polícia informei a situação e o meu endereço.Perguntaram-me se o ladrão estava armado ou se já estava no interior da casa.

Esclareci que não e disseram-me que não havia nenhuma viatura por perto para ajudar, mas que iriam mandar alguém assim que fosse possível.

Um minuto depois liguei de novo e disse com a voz calma:

- Oi, eu liguei há pouco porque tinha alguém no meu quintal. Não precisa mais ter pressa. Eu já matei o ladrão com um tiro de escopeta calibre 12, que tenho guardada em casa para estas situações. O tiro fez um estrago danado no cara!

Passados menos de três minutos, estavam na minha rua cinco carros da polícia, um helicóptero, uma unidade do resgate, uma equipe de TV e a turma dos direitos humanos, que não perderiam isso por nada neste mundo.

Eles prenderam o ladrão em flagrante, que ficava olhando tudo com cara de assombrado. Talvez ele estivesse pensando que aquela era a casa do Comandante da Polícia.

No meio do tumulto, um tenente se aproximou de mim e disse:


- Pensei que tivesse dito que tinha matado o ladrão.



Eu respondi:

- Pensei que tivesse dito que não havia ninguém disponível'.

Prefeito de assu paga promessa montado numa burra

Ninguem acredita mais é verdade. O prefeito Ronaldo Soares, de Assu, saiu de sua cidade com destino ao município do Canindé - CE, desde o dia 16 de novembro com previsão de chegar no final da peregrinação dia 26 deste.

O objetivo é para pagar uma promessa ao Padre Cícero na cidade de Canindé, a pedido de seu pai antes de falecer.


O prefeito está está sendo acompanhado por uma equipe de apoio e amigos, tanto em montarias como motorizada.


O grupo de devotos saiu de Assu na manhã do dia 16, seguiu pela BR-304 com destino a Mossoró, entrou no assentamento Hipólito, passando por Upanema.


Depois seguiu para Governador Dix-sept Rosado, Felipe Guerra, passou pela chapada do Apodi e e sabe-se que estão passando pela região do Jaguaribe.


Depois do dia 26 ele retornará para assu com a mesma estrutura e montado na mesma burra.


Para concluir a peregrinação de aproximadamente 600 quilômetros em 20 dias espera-se que tudo ocorra dentro das previsões estabelecidas.

Motorista espirra e vai parar dentro de rio

Um espirro quase custou a vida de Andrew Hanson. O homem de 42 anos, que vive em Weymouth (Boston), afirmou às autoridades que perdeu o controle de sua pick up depois de espirar. Por isso, foi parar dentro do rio Charles na terça-feira (18).

Hanson conseguiu sair do rio depois de escapar do automóvel, que ficou cerca de 1,2 metro submerso.
O motorista não ficou ferido, mas foi levado ao hospital por precaução.

“Ele disse que, depois de espirrar, a primeira coisa que viu foi o rio”, afirmou Lawrence Callahan, do departamento de conservação de Massachusetts.

Fonte: G1

Vestibular UFRN: mais de 1.700 faltosos no 1º dia

A presidente da Comissão Permanente de Vestibular da UFRN, Betânia Ramalho, faz um balanço positivo do 1º dia de provas da UFRN, onde foram aplicados os exames de múltipla escolha das disciplinas de Química, Biologia, Física, Matemática e Língua Estrangeira.

"Tudo aconteceu de forma tranquila, acima das nossas expectativas, inclusive. Não houve registros de anomalias, nada que nos tenha surpreendido negativamente", afirmou a presidente à TV Universitária, no início desta tarde.

Betânia Ramalho informou, ainda, que 1.772 candidatos faltaram ao primeiro dia de provas do Vestibular 2009, estando automaticamente desclassificados.

"O número está dentro das expectativas e representa um percentual de 7%. É a mesma proporção do primeiro dia do concurso passado", explicou.


(Blogando) O Pancada achou, O jumento anunciou e Keroagua copiou

COISAS QUE SE ATRAEM:

1. Mãos e seios.
2. Olhos e bunda.
3. Nariz e dedo.
4. Pobre e funk.
5. Mulher e vitrines.
6. Homem e cerveja.
7. Queijo e goiabada.
8. Chifre e dupla sertaneja.
9. Carro de bêbado e poste.
10. Tampa de caneta e orelha.
11. Moeda e carteira de pobre.
l2. Tornozelo e pedal de bicicleta.
13. Jato de mijo e a tampa do vaso.
14. Leite fervendo e fogão limpinho.
15. Político e dinheiro público
16. Dedinho do pé e ponta de móveis.
17. Camisa branca e molho de tomate.
18. Tampa de creme dental e ralo de pia.
19. Café preto e a toalha branca da mesa.
20. Dezembro na Globo e Roberto Carlos .
21. Chave trancando a porta e telefone tocando.
22. Show do KLB e controle remoto ( Para mudar de canal).
23. Chuva e carro trancado com a chave dentro.
24. Dor de barriga e falta de papel higiênico.
25. Bebedeira e mulher feia.
26. Mau humor e segunda-feira!!

Ainda faltou:

27. Prego em carro e falta de dinheiro.
28. Festa e meio de mês (sem dinheiro).
29. Água gelada e dor de dente.
30. Pastel e azia.

Faça uma horta em sua casa.

Existem bons calendários de plantio à disposição em livros de horticultura. Citaremos rapidamente um calendário de plantio:

Todo ano pode ser plantado:

Abobrinha, acelga, agrião, alface, almeirão, berinjela, beterraba, cebolinhas, cenoura, chicória, couve manteiga, espinafre, feijão-vagem, jiló, milho, mostarda, pepino, rabanete, rúcula e salsa.

Janeiro

Semear alface, agrião, aipo, couve, rabanete, almeirão, nabo, beterraba, rúcula, chicória, espinafre, batata-doce, salsa e coentro em locais com clima ameno e chuvas leves. Em clima quente semear as culturas de ano todo.

Fevereiro

Semear rabanete e alface, transplantar o que foi semeado em sementeira.

Março

Semear direto no canteiro cenoura, almeirão, salsa, alho, e nas sementeiras alface, chicória, espinafre, salsão, couve-flor, brócolis e repolho. Deve-se estar atento para seleção de variedades uma vez que as culturas semeadas nesta época se desenvolverão em clima de inverno.

Abril

Semear direto no canteiro agrião, almeirão, beterraba, nabo, salsa, alho, rúcula, chicória, salsão, semear na sementeira , chicória, salsão, couve-flor, brócolis e repolho de inverno, e espinafre.

Maio

Semear nos canteiros rabanete, cenoura, almeirão, nabo, beterraba, rúcula, salsa, chicória, salsão, espinafre, couve-flor, brócolis, e repolho de inverno. Semear em sementeira alface.

Junho

Plantio direto no canteiro de almeirão, cenoura, nabo, beterraba, rúcula, alho. Na sementeira chicória, agrião, couve-flor, brócolis e repolho de inverno.

Julho

Semear nos canteiros almeirão, rúcula, alho. Na sementeira semeia-se alface, rabanete, chicória,
beterraba.

Agosto

Começa-se a selecionar variedades de verão para as que podem ser plantadas o ano todo, de acordo com o clima local. Em sementeira plantar jiló, berinjela, pimenta, pimentão, tomate

Setembro

Semear alface, rabanete, cenoura, couve-flor, brócolis. Continua plantio de jiló, berinjela, pimenta, pimentão, tomate e ainda abobrinha, feijão de vagem, pepino, maxixe, salsa e coentro.

Outubro

semear cenoura, couve-flor, brócolis, repolho, pimentão, tomate, berinjela, jiló, abobrinha, feijão de vagem, pepino, maxixe, mandioquinha, salsa, batata-doce, coentro.

Novembro

Semear alface, rabanete, cenoura, brócolis, repolho, couve-flor, batata-doce, coentro.

Dezembro

Semear abobrinha, feijão de vagem, pepino, cenoura e repolho.

sábado, 22 de novembro de 2008

Padre Fábio de Melo faz show em Natal neste sábado

Pop star da música católica, o padre Fábio de Melo faz show em Natal neste sábado (22), a partir das 21h, no Machadinho.

Na ocasião ele lançará seu mais novo disco Vida, Sacerdote, professor universitário, graduado em Filosofia e Teologia, pós-graduado em Educação e em Teologia Sistemática, escritor, cantor, compositor e apresentador, ele é considerado um fenômeno da evangelização pela arte.

Com vários CDs gravados e repertórios que valorizam a religiosidade e cultura mineira, suas composições são poesias, com uma roupagem e ritmos modernos.

Padre Fábio é sucesso de audiência na Rede Canção Nova de Televisão, como apresentador do programa Direção Espiritual, que vai ao ar nas noites de quinta-feira.

CEARÁ QUER MUDAR NOME DE VEREADORES

No vizinho Estado do Ceará um grupo de parlamentares se articula no sentido de apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição mudando a denominação dos vereadores brasileiros para deputados-municipais.

Sinceramente, acho pouco provável que essa proposta seja aprovada, na medida em que não há interesse da classe política em aprovar a tal proposta.

CIDADÃO APODIENSE

O reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Milton Marques, receberá, dia 5 de dezembro em Apodi, o Título de Cidadão apodiense proposto pelo vereador Arnaldo João da Costa, na Camara Municipal de Apodi

Vereadores de todo país se reunirão na próxima semana

A União dos Vereadores do Brasil (UVB) reúne em Brasília, nos próximos dias 25 e 26 de novembro, vereadores eleitos e reeleitos para discutir o papel do parlamentar na política nacional.

Entre outros temas, o evento vai abordar a recomposição das Câmaras Municipais (PEC 333/2004), a mudança da Lei Orgânica Municipal (LOM), a possibilidade de transferência direta dos recursos governamentais para as câmaras, o parlamentarismo, o papel da mulher na política e a reforma política.

O encontro deve contar com a presença do presidente do Congresso Nacional, senador Garibaldi Alves Filho, presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arlindo Chinaglia, senador Fernando Collor de Melo, ex-senadora e vereadora Heloisa Helena, coordenadora da Bancada Feminina no Congresso Nacional, deputada federal Sandra Rosado, presidente do PMDB Nacional e os deputados federais Michel Temer e Pompeo de Mattos, entre outras autoridades.

O Encontro Nacional de Vereadores vai acontecer no Phenícia Bittar Hotel (SHS - Qd. 5 - Bl.J). Informações nos telefones: (61) 8181-6479 / (61) 7813-2121 / (82) 9971-2190 / (41) 3322-4817, ou no site: www.uvbbrasil.com.br.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Chegou o "bafometro" em Apodi.

Na quarta-feira passada, o juiz da comarca de Apodi Dr. Patrício Jorge Lobo Vieira entregou ao delegado de Polícia Civil de Apodi, Dr. Célio Fonseca e ao comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar, Tenente Aderlan Araújo, vários equipamentos.
Entre eles estão, um Decibelímetro, aparelho que mede a intensidade do som, e um bafômetro Digital portátil com uma impressora.

TSE cassa mandato de governador da Paraíba

Por unanimidade, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou nesta quinta-feira a cassação dos mandatos do governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), e de seu vice José Lacerda Neto (DEM).

Ambos são acusados de utilizar programas sociais para a distribuição irregular de dinheiro, via cheques, em um processo denominado Caso Fac (Fundação de Ação Comunitária).

Cunha Lima e Lacerda Neto podem ainda recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra a decisão.

Garoto de 12 anos morre depois de exagerar em desodorante

Um garoto britânico de 12 anos morreu de arritmia cardíaca depois de exagerar na aplicação de desodorante dentro do banheiro de sua casa.

Daniel Hurley desmaiou devido ao excesso de solvente e morreu cinco dias depois no hospital.

Daniel havia inalado o desodorante Lynx Vice, comum no país. A embalagem traz um aviso contra o uso excessivo do produto e diz que o desodorante deve ser usado em locais bem ventilados.

O garoto, de Sandiacre, Derbyshire, na Inglaterra, foi encontrado pelo pai, Robert Hurley, desmaiado no banheiro, segundo o inquérito do legista, concluído na quinta-feira.

Segundo o pai, Daniel gostava de usar gel e desodorante e costumava borrifar também suas roupas.

O médico Andrew Hitchcock, que examinou Daniel, disse que não havia evidência de que ele havia usado álcool ou algum tipo de droga, e o legista Robert Hunter registrou um veredicto de morte acidental.

O legista se disse satisfeito com o nível de alerta que a Unilever, empresa que produz o desodorante Lynx Vice, fornece na embalagem do produto.
E afirmou que as pessoas devem ler embalagens e conhecer os riscos dos produtos que usam.

Fonte: Estadão

Mais fumaça preta.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que esta quinta-feira (20) foi marcada por protestos nas rodovias federais próximas a Mossoró/RN.

Uma manifestação foi realizada no KM-11 da BR-405, e outra na BR-304, KM-06.

Nas duas situações os manifestantes pleiteavam o retorno do transporte escolar para as comunidades do Sítio Pedra Branca e do assentamento São Romão.

Os manifestantes além de interditarem totalmente a via nas duas oportunidades, atearam fogo em pneus, cobraram pedágio na interdição da BR-304.

Na manisfestação na BR-405, os Policiais Rodoviários Federais ordenaram que a desobstrução fosse feita imediatamente, e por não serem atendidos, prederam em flagrante quatro dos manifestantes mais exaltados.

Cerca de noventa minutos após essa interferêrencia, os Policiais Rodoviários Federais receberam a informação de que os manifestantes tinham interditado novamente a via com pneus e galhos e que tinham ateado fogo, e que o congestionamento já chegava a mais de seis quilômetros.

Ao chegarem no local, os policiais confirmaram a situação, deram cinco minutos para a desinterdição total da via, porém não foram atendidos, sendo necessário a identificação dos líderes e a prisão dos mesmos.

Em seguida, com a ajuda dos motoristas que se encontravam no local retiraram o material e apagaram o fogo.

GORETI QUER IMPLANTAR UPA EM APODI

Na área da saúde, uma das suas metas é instalar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).


Essa iniciativa contribuirá de forma importante para a melhoria dos serviços na área de saúde em Apodi.


Além disso, Gorete Pinto também pretende recuperar praticamente todas as Unidades Básicas de Saúde que necessitam de reformas urgentes.

Vestibular da UFRN

O vestibular 2009 da UFRN será realizado de 23 a 25 e ocorrerá simultaneamente nos municípios de Natal, Mossoró, Caicó, Currais Novos e Santa Cruz.

Estão inscritos no concurso 25.398 candidatos para as 5.648 disponibilizadas pela universidade.

As provas serão aplicadas das 8h10 às 12h40 e o candidato deverá chegar ao local da prova por volta das 7h, pois os portões serão fechados às 8h, e quem chegar após esse horário ficará impossibilitado de entrar, conseqüentemente será eliminado do vestibular.

Os estudantes procurem conhecer com antecedência o local onde realizará as provas, e para aqueles que vão de transporte coletivo o ideal é que saiam mais cedo de casa para evitar contratempos.

Os candidatos enfrentarão três dias de provas. No primeiro dia, receberão um caderno de provas objetivas, contendo 60 questões de múltipla escolha, comuns a todas as áreas, das disciplinas Química, Biologia, Física, Matemática e Língua Estrangeira, com 12 questões cada uma, folha de respostas e uma caneta esferográfica.

No segundo dia receberão um caderno de provas, contendo uma prova de redação, comum a todas as áreas, e provas objetivas, também comuns a todas as áreas, com 44 questões de múltipla escolha, sendo 20 questões de Português e Literatura Brasileira, 12 de Geografia e 12 de História, uma folha de respostas e uma caneta esferográfica.

No terceiro e último dia, os candidatos receberão um caderno de provas contendo 12 questões discursivas, 4 por disciplina, de acordo com a área escolhida, e uma caneta esferográfica.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

( Cura pela Natureza ) Chimarrão pode causar câncer de esôfago.

Um estudo feito pelo pesquisador Renato Fagundes, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra o chimarrão como um dos causadores do câncer de esôfago.

Segundo o estudo, o câncer de esôfago é a sexta causa de morte por doença no mundo. Se forem considerados somente os países em desenvolvimento, este tipo de câncer aparece como a quarta causa de óbito. E o Rio Grande do Sul, Estado onde muitas pessoas têm o hábito de tomar chimarrão, está entre os três lugares do mundo com a maior incidência da doença (que é de 9% da população).

Renato diz que substâncias presentes na bebida podem provocar a doença, mas admite que são necessários novos estudos para comprovar definitivamente a ligação de substâncias da erva-mate com o câncer de esôfago.

Para o médico Júlio César Coelho, porém, é cedo para dizer que a erva pode provocar câncer. Ele explica que o chimarrão muito quente faz mal devido à temperatura da água, que provoca lesões na parede do esôfago e pode alterar a mucosa, e não pela erva-mate em si.

Por outro lado, existem indicativos de que algumas substâncias encontradas na erva-mate ajudem no tratamento do mal de Parkinson, no combate ao colesterol e à cárie.

Talvez o segredo seja tomar o chimarrão em uma temperatura média e sem exageros.


Fonte: Portal.rpc.com.br/gazetadopovo/