sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Natal ainda não é uma metrópole, segundo IBGE

Apesar de ter se fortalecido como capital estadual, Natal ainda não é considerada metrópole segundo o estudo "Regiões de Influência das Cidades", publicado nesta sexta-feira (10), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O estudo tem como objetivo mapear a rede urbana brasileira, levando em consideração a hierarquia dos centros urbanos e as relações políticas, econômicas, geográficas e sociais estabelecidas entre as cidades.

As cidades classificadas como 'metrópoles' foram São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Goiânia.

Para medir a importância e a influência de cada cidade em escala regional e/ou nacional o IBGE considerou a presença de órgãos públicos federais, a gestão empresarial, a oferta de equipamentos e serviços, a presença de instituições financeiras, as instituições do ensino superior, as instalações na área saúde, o acesso à Internet, a presença de redes de televisão aberta e de jornais, as conexões aéreas, a rede de transportes coletivos, os aeroportos, as opções de lazer, dentre outros fatores.

No RN, a rede urbana é comandada por Natal, e o papel da capital vem se fortalecendo nos últimos 40 anos, pela concentração e diversificação, principalmente, dos serviços e melhorias na acessibilidade e nos transportes. Destaca-se no segundo nível da hierarquia, Mossoró, capital regional do noroeste e, no terceiro nível Caicó e Pau dos Ferros, como centros sub-regionais, seguidos de Currais novos e Açu.

Nenhum comentário: