quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Doze anos de estudo resumidos em um mês

Quanto custa doze anos de estudo? Em Mossoró, R$ 580,00 é o valor cobrado por uma escola paraibana para conseguir certificados de conclusão do ensino fundamental e médio em no máximo 30 dias.

Na realidade menos que isso, já que antes da prova o aluno assiste a apenas quatro aulas, com quatro horas de duração, cada uma.

Além do dinheiro, o interessado só precisa ter mais de 18 anos de idade e ser aprovado em um teste onde o índice de aprovação é de 99%. “Na verdade, é 100% de aprovação. Só não passa quem não quiser mesmo”, assume uma das funcionárias do curso.

Há duas semanas na cidade e com dezenas de faixas espalhadas pelas ruas, a facilidade do curso gera suspeitas.

Os responsáveis admitem que a intenção é atingir pessoas que não concluíram o ensino fundamental e médio e precisam do certificado de conclusão por causa de concursos públicos e emprego.

“Muitas pessoas possuem capacidade para fazer um trabalho, mas precisam de um certificado. Não é justo ele demorar uns seis meses, como num supletivo normal, para conseguir esse documento”, se defende Alexandre Romarito, representante do curso em Mossoró.

Os certificados possuem carimbo da escola C&A Colégio e Curso, sediada em João Pessoa (PB), e são autorizados pelo Conselho de Educação da Paraíba.

É um curso pra passar mesmo”De cara, o que chama a atenção das pessoas que tomam conhecimento do curso são as facilidades e garantias. Cada uma das dez provas aplicadas no dia dos testes (são dez disciplinas) possui seis questões, sendo cinco objetivas e uma discursiva.

Essa discursiva é perguntando sua opinião, o que você acha. Digamos assim, o que você pode fazer pra diminuir o mosquito da dengue? Você vai lá e escreve o que você acha. É uma questão pessoal, ninguém pode duvidar do que você está dizendo.

Muitos alunos nossos já entraram na universidade depois desse curso.

Nenhum comentário: