domingo, 2 de março de 2008

Período de piracema terminou dia 28 de fevereiro

Terminou o período de piracema nos rios do Paraná. Desde novembro a pesca estava proibida. O objetivo é proteger a época que acontece a reprodução dos peixes, nos rios que nascem e terminam dentro do Estado. Para evitar a pesca predatória, os rios foram fiscalizados por funcionários do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e pela Polícia Florestal.

Apesar de diversas proibições, algumas modalidades de pesca estavam liberadas. A pesca amadora desembarcada nos rios e reservatórios artificiais, desde que realizada apenas com linha de mão, caniço, molinete e iscas artificiais. Os mesmos critérios valem para a pesca profissional. Todos os outros equipamentos não estavam liberados.
A atividade pesqueira em tanques de aqüicultura e pesque-pague é permitida, desde que os locais sejam registrados no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), no Ministério da Agricultura e no IAP.

Os pescadores amadores licenciados têm mais um benefício: podem capturar e transportar até cinco quilos de peixe mais um exemplar de qualquer peso, à exceção de algumas espécies, excluídas dos limites de captura - Tucunaré, Tilápia, Bagre Africano, Black Bass, Peixe-Rei, Sardinha de água doce, Corvina, Apaiari e Carpas.

Já aqui na nossa região de Apodi no Rio Grande do Norte isso niguem tem conhecimento de fiscalização, quando termina esse peródo, o que se pode pescar, onde pescar e etc. Só sabemos que foi aberto inscrições dos pescadores para o seguro de desemprego, a fiscalização que houve foi um dia na feira livre e tomaram todos os peixes e fizeram doação e outra parte levaram não sei pra onde, e o peixe que aparece para o consumo humano tá a preço de ouro e só queremos saber cadê os projetos de criação de alevinos na barragem que não aparecem, cadê a revitalização da lagoa de Apodi que deu de comer a tanta gente rica e pobre de nossa região, pra que tantas e mais tantas reuniões que fomos e dada feito até agora.

Sabe pra que serve aquela água que sai nas comportas da Barragem de Santa Cruz? é para diminuir a "fedentina" e as muriçocas da Cidade de Mossoró. Essa Barragem só existe porque Mossoró pensou no futuro pois as águas da Barragem Armando Ribeiro não dá pra abastecer todos as Cidades do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário: