sexta-feira, 21 de março de 2008

Erradicação dos Carros Pipas no Nordeste

Acabar com os carros-pipas no Ceará e promover a interligação das bacias hidrográficas do Estado são projetos que podem ser discutidos com afinco em um espaço dedicado a pensar o uso dos recursos hídricos regionais. O Pacto das Águas foi instituído ontem pela Assembléia Legislativa (AL) do Ceará. Uma ação pioneira em todo o Brasil que reúne o poder Legislativo, governos Estadual e Federal, academia e sociedade civil em torno de uma temática cara ao País: água.
A região Nordeste concentra apenas 3% dos recursos hídricos do Brasil. Desse percentual, estados como Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte detêm 30% dos mananciais que proporcionam abastecimento e energia para a sociedade.
“O pacto será a ferramenta para a visão consensual compartilhada dos recursos hídricos do Ceará”, definiu o presidente da Assembléia. Por sua vez, Cid Gomes, Presidente da Assembléia do Ceará, propôs duas metas a serem perseguidas pelo Pacto. A primeira é a erradicação do uso dos carros-pipas, a segunda meta é um projeto de interligação das bacias hidrográficas cearenses, denominado de Cinturão de Águas do Estado do Ceará (CAC). Segundo o governador, o projeto aproveitaria a transposição das águas do Rio São Francisco para garantir o abastecimento em todo o Estado, e esse pacto serve também de modelos para outros Estados ao longo do percurso dessas águas

Nenhum comentário: