quinta-feira, 20 de março de 2008

Água para um pequeno planeta

Se compararmos nosso Planeta Terra com uma laranja e imaginarmos sua água doce, perceberemos que equivale a quantidade de uma gota, pois dos 3% existentes, 78% estão em áreas glacias , 20% estão no sub-solo e , apenas 1% encontram-se em superficies acessíveis. Desses 1% ,grande parte recebe o esgoto tóxico das cidades, industrias, hospitais, lavouras e outros. Para que se possa imaginar, a Organização Mundial da Saude - OMS, diz que 1.000 coliformes fecais por litro de água não chegam causar mal á saude.

Com essa quantidade de bactérias a água ainda é considerada potável. Mas, pasme o leitor, se examinar um litro de água do estuário Guaíba, perceberemos que ele chega a conter um milhão desses bichinhos, o que equivale a uma colher de sopa de fezes por litro.

Um anúncio publicitário da Associação Gaúcha de Obras e Saneamento, executado pela Agência Centro Interativa, apresenta a idéia de que "DAQUI ALGUNS ANOS , A ÁGUA PODE SER A BEBIDA MAIS CARA DE SUA MESA" e que "nos últimos 60 anos, o consumo de água no mundo quadruplicou e a previsão é de que em 2015, o consumo atinja o limite da disponibilidade atual, que é de 9 quatrilhões de litros. Independente do avanço da tecnologia, diz o anúncio, para degelar geleiras e dessalinizar águas, este assunto é motivo de preocupação no mundo inteiro. Mas , ficar preocupado não é o suficiente. Você tem o que fazer. Recicle o lixo e de preferência para produtos biodegradáveis, não deposite o lixo nem manipule produtos tóxicos próximo a lagos e rios, não polua nem desperdice. Se cada um mudar a postura com relação ao meio ambiente, um pequeno gesto será muito mais de que uma gota no oceano" .

Ao lermos todos esses dados, percebemos que, em quanto as coisas não mudam, em quanto a esperada consciência da população não acontece, somos todos obrigados a engolir os resíduos dessa ignorância. É nesse sentido que as empresas de filtros purificadores atuam para oferecer á população uma água límpida e cristalina. Em nossos dias, a presença do purificador é tão indispensável quanto do fogão, da geladeira e do automóvel.

Nenhum comentário: