domingo, 9 de março de 2008

Redução da vazão do rio São Francisco

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Águas (ANA) homologou no final de janeiro deste ano, a decisão de redução da vazão mínima de defluência do rio São Francisco de 1300 metros cúbicos por segundo para 1100m³/s. A medida emergencial e temporária vale para o trecho a jusante (rio abaixo) dos reservatórios de Sobradinho (BA) e Xingó (AL e SE). A decisão da ANA visa a preservar o armazenamento de água do reservatório de Sobradinho e teve de ser tomada devido às chuvas abaixo da média na bacia do rio São Francisco.

A decisão foi efetivada após a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) ter enviado à ANA um comunicado em que comunicava a adoção pelas diversas entidades e usuários das ações necessárias, a jusante de Sobradinho, para amenizar os efeitos da redução de vazão.

Todo o processo de decisão da Diretoria Colegiada baseou-se no diálogo com os vários setores usuários da água do Velho Chico, em conformidade com o princípio dos usos múltiplos previsto na Política Nacional de Recursos Hídricos. Houve duas reuniões na sede da ANA, em Brasília, com os representantes de vários setores usuários para tratar da redução da vazão mínima de defluência do São Francisco.

Se o governo junto com entidades decidem fazer esse racionamento de água é porquer vamos ter uma grande seca verde esse ano. A prova disso é atuação do Exercito abastecendo com carros pipas as cidades que estão em estado de calamidadse publica com a seca, desde março do ano passado.

A outra prova é a chuva irregular que cai no nosso solo, e os serviços de meterologias ainda não se manifestaram e nem podem pois se disserem que vamos ter uma seca nós entraremos em desesperos e venderemos todo rebanho como aconteceu em outros anos, e foi um grande prejuizo pois nem aconteceu a seca prevista.

Nenhum comentário: