quarta-feira, 26 de março de 2008

Águas das chuvas reforçam abastecimento no interior

As chuvas que caem em diversos municípios do Rio Grande do Norte estão contribuindo para a elevação de alguns dos principais reservatórios do Estado. Dados coletados esta semana pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) apontam que grande parte dos reservatórios potiguares está com volume acima do normal e alguns deles podem sangrar nos próximos dias, como é o caso do açude Campo Grande, no município de São Paulo do Potengi, que está com mais de 80% de sua capacidade e falta apenas 1,5 metro para atingir o volume máximo.
Numa das principais bacias hidrográficas do Estado, a Piranhas-Açu, as últimas medições apontam para uma melhora da situação volumétrica dos principais reservatórios. Em Currais Novos, o açude Dourado sangrou. Já a barragem Armando Ribeiro Gonçalves está com 84,97% de sua capacidade, conforme medição feita nessa segunda-feira (24). Em São João do Sabugi, o reservatório opera com 62,85% do volume máximo.
Na bacia Apodi/Mossoró, pelo menos metade dos reservatórios está com volume acima ou próximo da metade. Em Pau dos Ferros, a barragem está com 49,46% da capacidade. Outro importante reservatório do Estado, a Lagoa do Bonfim, localizada no município de Nísia Floresta, está com 70,09% do volume máximo. Os dados coletados pelos técnicos do Governo do Estado são atualizados no site da Semarh (www.semarh.rn.gov.br).
Segundo o boletim diário de chuvas, da Emparn, somente nesta terça-feira (25) choveu em 68 municípios do Estado, com mais intensidade nas regiões Central e Agreste. Até esta data, choveu acima de 500 milímetros, em 11 municípios potiguares e a previsão é de mais chuvas, devido à condição de céu parcialmente nublado em função das instabilidades tropicais causadas pela Zona de Convergência Intertropical. Poderão ocorrer chuvas fortes nas regiões do Alto Oeste, Mossoró e Vale do Assu. A relação completa, no site da Emparn (www.emparn.rn.gov.br), em acumulado de chuvas no ano.

Nenhum comentário: