Representantes de vários municípios do Médio e Alto Oeste participam nesta terça-feira (03) da primeira etapa do Curso Básico de Defesa Civil, realizado pelo Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte e Defesa Civil estadual.
A capacitação seguirá até o próximo dia 05.
Os cursos serão realizados simultaneamente nos municípios de Assu, Mossoró e Apodi e serão abertos pelo vice-governador e secretário estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Iberê Ferreira de Souza.
O objetivo é preparar os representantes das cidades para possíveis emergências no período chuvoso, que no Rio Grande do Norte deve começar em março.
Representantes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual e da Secretaria do Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos definiram as ações do curso em reunião na Semarh.
De acordo com o vice-governador, Iberê Ferreira de Souza, a necessidade de realização do curso foi percebida após as dificuldades dos municípios em atender as exigências da Secretaria Nacional de Defesa Civil durante as cheias que atingiram o RN em 2008.
Na primeira fase dos cursos, participarão 63 dos 167 municípios potiguares. As atividades começam às 08h30 e seguem até as 18h.
Segundo o coronel Christian Bezerril, comandante do Corpo de Bombeiros do RN, a intenção do primeiro encontro é efetivar as comissões municipais que ficarão responsáveis pelas ações de cada cidade no período das chuvas. "As comissões estão formalizadas, mas ainda queremos torná-las atuantes", explica o coronel.
Em Umarizal, Pau dos Ferros e Alexandria, as atividades serão desenvolvidas de 10 a 12 de março.
PREVENÇÃO
Ainda para o período que antecede às chuvas, o Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), está vistoriando as rodovias e pontes mais susceptíveis a danos ou rompimentos.
A Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos também irá reparar preventivamente os maiores açudes do Estado. Para Iberê, a idéia não é alarmar a população. "As medidas são preventivas e tem o objetivo de preparar os setores do Governo pra atender a população de maneira mais eficiente", finaliza.
Casa da Cultura será sede dos cursos
Em Apodi, o curso acontecerá no Auditório da Casa de Cultura Popular, onde os membros da Comissão Municipal de Defesa Civil serão capacitados.
Para as Defesas Civis Estaduais, quanto mais precisas forem as informações contidas no relatório, mais rápido os processos poderão ser avaliados, facilitando o reconhecimento e a posterior homologação de uma situação de emergência ou estado de calamidade pública do município, para que este seja beneficiado com recursos dos governos estadual e federal.
O curso será ministrado pelo Corpo de Bombeiros de Mossoró. "Esse curso visa capacitar pessoas a entender a metodologia de defasa civil e passar essas informações para as autoridades competentes, para que elas tomem as decisões cabíveis", destacou a prefeita de Apodi Gorete Pinto, que destaca a importância do curso porque prepara para que se possa avaliar da melhor forma, qualquer tipo de dano que venha acontecer no município. "Eu acho interessante essa política de capacitação, pois, com isso, cada um vai ter condições de fazer uma grande parte do trabalho sozinho, tendo a Defesa Civil do Município e do Estado", completa.
Além das autoridades de Apodi ainda vão prestigiar o treinamento pessoas das cidades de Felipe Guerra, Rodolfo Fernandes, Itaú, Caraúbas, Janduís, Triunfo Potiguar, Severiano Melo dentre outros.
Fonte: Gazeta do Oeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário