sexta-feira, 13 de março de 2009

( Cura Pela Natureza ) Pílula anticoncepcional aumenta risco de câncer de colo do útero

Um estudo publicado na revista médica britânica "The Lancet" revela que a pílula anticoncepcional aumenta o risco de desenvolvimento de câncer de colo do útero, e essa ameaça diminui quando as mulheres deixam de tomá-la.

De acordo com a análise, o risco é maior se as mulheres tomarem a pílula durante um longo período de tempo.

Mas se as mulheres deixarem de tomar o anticoncepcional durante dez anos, o risco é igual ao apresentado por uma pessoa que nunca tomou pílula.

Estudos anteriores chegaram a vincular a pílula anticoncepcional a um maior risco de câncer de mama, mas indicavam que a ameaça era menor nos casos de câncer de ovário e de colo do útero.

Os especialistas pesquisaram 52 mil mulheres que tinham participado de 24 estudos em todo o mundo.Esta não é a primeira vez que especialistas encontram uma relação entre anticoncepcional e o câncer de colo do útero, mas até agora não tinha ficado claro esse vínculo com um período de tempo.

Segundo o estudo, no caso do Reino Unido, o risco de uma mulher que nunca tomou a pílula anticoncepcional desenvolver câncer de colo do útero é de 3,8 em cada mil, mas esse número sobe para quatro entre aquelas que tomaram o medicamento por cinco anos e para 4,5 entre mulheres que a ingeriram ao longo de uma década.
Fonte:g1

Nenhum comentário: