quarta-feira, 18 de março de 2009

Governo iniciará obras da maior adutora do Estado


O Governo do Estado dará ordem de serviço para a construção do maior sistema adutor do Rio Grande do Norte, realizado em uma só etapa.

A Adutora do Alto Oeste terá 367 quilômetros de extensão e beneficiará 66 comunidades e 25 municípios da região. O evento acontecerá na próxima sexta-feira,20, às 10h, na AABB do município de Pau dos Ferros, e marcará a comemoração do Governo pelo Dia Mundial da Água, no dia 22.

O evento terá a presença da governadora Wilma de Faria e do vice-governador e secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Iberê Ferreira de Souza.

"Esta será uma das maiores obras de infra-estrutura do Governo de Wilma de Faria e irá melhorar significativamente a qualidade de vida do povo da região", disse o vice-governador Iberê Ferreira de Souza.

Ele ressaltou que a Adutora do Alto Oeste é uma obra do Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal.

Inserida no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a adutora será concluída em 18 meses e terá investimentos da ordem de R$ 128 milhões.

A nova adutora solucionará um problema que há muito tempo aflige as comunidades rurais da região, que atualmente é abastecida por pequenos açudes ou por águas subterrâneas.

Agora, os moradores terão acessos à água de boa qualidade para o consumo humano e para o desenvolvimento de atividades agrícolas, por exemplo.

"A distribuição de água no Estado é um compromisso da governadora Wilma de Faria e é prioridade em sua administração", disse o vice-governador e também secretário.

O Sistema Adutor levará água potável e de boa qualidade à população, garantindo o abastecimento de 26 municípios (Pau dos Ferros, Martins, Itaú, Lucrécia, Rodolfo Fernandes, Viçosa, Rafael Fernandes, São Francisco do Oeste, Luís Gomes, Pilões, Umarizal, Taboleiro Grande, Frutuoso Gomes, Alexandria, Serrinha dos Pintos, Antônio Martins, Olho d'Água do Borges, Major Sales, José da Penha, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Marcelino Vieira, Paraná, Tenente Ananias, Água Nova e João Dias), 65 comunidades rurais e dois distritos. No total, serão 207.707 habitantes beneficiados.

O sistema utilizará as águas da Barragem de Santa Cruz, que deverá receber aporte de água do Projeto de Integração de Bacias do São Francisco. Localizado no município de Apodi e com capacidade de armazenamento superior a 599 milhões de metros cúbicos, o reservatório tem uma grande importância para o abastecimento da região.

A empresa responsável pelos trabalhos da Adutora é EIT Engenharia, que desenvolverá trabalhos que incluem estações elevatórias de água tratada; adutora de Água Tratada, com extensão prevista de 291,62 km, constituindo uma vazão prevista de 270 litros por segundo

Fonte: Gazeta do Oeste.
Nota do Blog: Continuam levando nossa água e nós não podemos usufruir dela, isso eu já venho dizendo a vários dias "que essa água da Barragem de Santa Cruz quem domina é Mossoró e o resto do Rio Grande do Norte".

Nenhum comentário: