A contaminação por nitrato da água de Parnamirim, denunciada pelo Potiguar Notícias, gerou um pedido de Representação contra o presidente da Companhia de Águas e Esgostos do Rio Grande do Norte (Caern), Clóvis Veloso.
O pedido foi feito pelo advogado Janduhi Medeiros, ao Ministério Público da Comarca de Parnamirim, no último dia 23. Na representação, o advogado pede que o IFRN (antigo CEFET) apresente o estudo que aponta a contaminação da água, além da redução do valor das contas mensais e providências para que a Companhia ofereça água de boa qualidade à população.
Segundo o estudo realizado por técnicos do IFRN, em Parnamirim os índices de contaminação por nitrato da água ultrapassa o máximo permitido.
Em alguns bairros da cidade a contaminação chega ao dobro. Baseado na matéria divulgada por este semanário no dia 16 deste mês, Janduhi elaborou a peça da representação. "Ao permitir que a população de Parnamirim esteja consumindo água contaminada, o presidente da Caern viola o direitro sagrado à saúde e comete crime de responsabilidade contra a comunidade", coloca.
Um dos pontos levantados pelo advogado, alertado pela matéria, diz respeito a possibilidade da população contrair doenças devido a ingestão da água imprópria para consumo humano.
"O Instituto do Câncer e estudos da literatura médica alertam que a ingestão de água com alta concentração de nitrato está relacionada com a incidência do câncer de estômago", diz o Janduhi Medeiros.
Fonte: Potiguar noticias:
Nota do Blog: Se a água da Caern de Parnamirim está contaminada, quem sabe se tem água mineral também contaminada, do mesmo municipio, pois a água da Caern é do mesmo lençol freático das fontes de produção de água mineral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário