quarta-feira, 6 de maio de 2009

Vereadores debatem projeto com representantes da cultura local

Atendendo convite dos vereadores, artista apodienses de todos os segmentos compareceram à Câmara para participar de uma discussão sobre dois projetos que viabilizarão recursos para a cultura do município e que serão votados amanhã, na sessão ordinária.

Trata-se do Projeto de Lei nº 008/09 que irá criar o FICA - Fundo de Investimentos Culturais do Município de Apodi e o Projeto de Lei Complementar nº 001/09 que cria o Conselho Municipal de Cultura de Apodi, ambos de autoria do vereador Júnior Souza.

O FICA estará vinculado à Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e terá como órgão fiscalizador o Conselho Municipal de Cultura que deverá ser formado por 10 membros que representarão as seguintes entidades: literárias, culturais, empresariais, musicais, teatrais, de danças, artes plásticas, UERN e OAB- secção de Apodi.

Para o presidente da Câmara, João Evangelista, a participação da classe artística apodiense foi muito significativa. “Convocamos a população a opinar sobre os projetos porque a nossa preocupação é com a administração desses recursos, para que eles de fato possam beneficiar e valorizar a cultura local”, justificou..

A preocupação dos vereadores é compartilhada com o artista plástico Marcos Leite, que participou do debate e considera que “o projeto é muito interessante e se realmente for colocado em prática, irá beneficiar a cultura do município, mas a nossa preocupação também é com relação à criação e à atuação do conselho”, opinou.


Participação da população:

"Seria muito importante que o Conselho tivesse autonomia", lembrou o advogado Luís Carlos.

"Esperamos que o FICA venha representar os interesses dos artistas apodienses", disse Irinaldo do Carmo.

Fonte: Vereadores em ação.

Nenhum comentário: