sábado, 19 de junho de 2010

MUDANÇA NO PANORAMA DE APODI

Na coluna de Canindé Queiroz da Gazeta do Oeste de hoje diz que em Apodi, Kelps Lima contabiliza em seu favor o apoio do ex-prefeito José Pinheiro (PR), que tem trabalhado dia e noite em favor da pré-candidatura de seu sogro.

Em visita à redação desse jornal, Kelps se emociona ao falar do empenho com que Pinheiro trata a sua candidatura e disse não ter dúvidas que, caso seja eleito deputado estadual, o panorama político em Apodi terá muitas mudanças. Ótimo, então, amigo, e volte sempre a esta casa.

3 comentários:

Anônimo disse...

vamos esperar pra ver é o que todos que passa aqui diz que se ganhar Apodi vai mudar,mas até hoje muitos prometeram e ninguém ver mudanças,mas em época de campanha todos são bons demais.

Anônimo disse...

Decisão do TSE pode impedir candidatura de Wilma de Faria
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu ontem que a lei Ficha Limpa, que proíbe candidaturas de pessoas condenadas pela Justiça, vale para quem foi condenado antes de a lei entrar em vigor, no dia 4 de junho deste ano. Com isso, a ex-governadora Wilma de Faria (PSB), que foi condenada em 2 de fevereiro, por improbidade administrativa, pode ser impedida de concorrer às eleições de outubro próximo.

Wilma foi condenada por ter utilizado a Procuradoria do Município para defendê-la em um processo eleitoral, no ano 2000, época em que a ex-governadora era prefeita de Natal. O processo foi devolvido ao Tribunal de Justiça do RN (TJRN) para que seja aplicada a punição, mas a ex-gestora ainda pode recorrer. Caso ela não consiga se livrar da condenação, a questão será analisada pela Justiça Eleitoral, que poderá cassar o seu registro de candidatura.

A condenação de Wilma foi definida pela Segunda Turma do STJ. O relator do processo, ministro Humberto Martins, havia votado pela absolvição. Entretanto, os demais membros da Segunda Turma seguiram o voto do ministro Mauro Campbell Marques, que considerou que não havia como acolher a defesa da ex-governadora de que havia interesse público quando a Procuradoria do Município a defendeu em processo eleitoral.

Com a decisão do STJ, o processo retornou ao Tribunal de Justiça, que remeterá para a Vara da Fazenda Pública. Embora se trate de uma chefe do Executivo, o trâmite em primeira instância ocorre por se tratar de uma ação de improbidade administrativa. Os procuradores do Município Francisco Honório de Medeiros Filho e Marise Costa de Souza Duarte foram inocentados pelo STJ no mesmo processo.

O Tribunal de Justiça do RN, em 2002, entendeu que a representação da chefe do Poder Executivo Municipal pela Procuradoria Geral do Município durante o período eleitoral não configura ato de improbidade administrativa. Mas o Ministério Público estadual recorreu ao STJ, defendendo que a utilização da procuradoria pela então prefeita e candidata à reeleição configurou improbidade administrativa, o que também foi entendido pelos ministros do Superior Tribunal de Justiça.

A decisão de fazer valer a lei "Ficha Limpa" para processos anteriores à data de efetivação da lei foi tomada pelo TSE com maioria de seis votos a um. O parecer do Ministério Público Eleitoral foi pela aplicação da lei não só nos casos posteriores a 4 de junho, mas em todas as hipóteses em que estiver configurada.
Nossa equipe de reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da ex-governadora para questioná-la sobre o seu posicionamento diante do fato, mas até o horário de fechamento desta edição (12h) não tivemos retorno.

Anônimo disse...

Pelo que se conheçe o Dr. Kelps eleito Dep, a mudança na politica do Apodi, provalmente a volta de Pinheiro a Prefeitura, será muito atraso para o pobre Municipio.