sábado, 5 de junho de 2010

No Dia Mundial do Meio Ambiente Vamos Reciclar

Hoje (05 de Junho) é o Dia Mundial do Meio Ambiente, as pessoas têm uma oportunidade para avaliar como lidam no dia a dia com os problemas pelos quais o planeta passa que para muitos causam a impressão de que não temos muito a ver com isso.

O aquecimento global, alterações climáticas, elevação do nível do mar, entre tantos outros fenômenos que têm assustado e impressionado as pessoas e não faz nada para evitar isso.
 
São nas pequenas atividades que fazemos diariamente que acontecem agressões ambientais. Multiplicadas pelos habitantes de uma cidade, de um estado, de um país, e por fim, do mundo todo, estas se constituem na principal causa dos problemas, chamados de globais.

Para mudar seria necessário um programa de integração ambiental, para que os conceitos de vida e de consumo das pessoas mudem.

O primeiro passo é evitar todos os produtos que consumimos que causam impactos ambientais, desde o momento da extração da matéria-prima para sua fabricação, passando pelo processo de produção que demanda consumo de energia, água e outros insumos, até o descarte pelos consumidores, que, depois de usarem, jogam fora, em forma de lixo.

Por isso, o conceito dos 3 R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) vem sendo tão difundido. Com estas atitudes é possível diminuir a velocidade com que a destruição ambiental vem acontecendo para atender aos processos produtivos em favor do consumo.

A sustentabilidade planetária também necessita de uma redução drástica no consumo. Assim, reduzir também está na ordem do dia. "Se depois de avaliar a real necessidade de ter tal produto, adquira-o da melhor forma possível.

Nenhum comentário: