sábado, 22 de maio de 2010

Mosca da Fruta em Apodi

Um trabalho da Prefeitura do Apodi via Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, juntamente com o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn), objetiva realizar no município de Apodi um monitoramento da Mosca da Fruta, um problema grave para a agricultura em geral em todo o Rio Grande do Norte.
 
O secretário de Agricultura de Apodi, Eron Costa, esteve acompanhando o técnico em Agropecuária do Idiarn, Neuton da Costa Meneses, que instalou em Apodi duas armadilhas de monitoramento da Mosca da Fruta (Anastrepha Grandis). Uma das armadilhas está sistematicamente localizada próxima à feira livre, um local propício ao aparecimento da mosca, já que é neste local que se tem um maior fluxo de frutas. Outro local escolhido pelo técnico foi em frente à Casa do Sertanejo, próximo aos armazéns de frutas. Ambos no centro da cidade.
 
Segundo o secretário Eron Costa, essa inspeção irá beneficiar também ao pequeno agricultor que não podia transportar sua produção devido o município ainda não ter a certificação. "Essa certificação era um sonho do agricultor familiar, que tinha sua produção prejudicada. Hoje eu me sinto feliz por Apodi estar avançando para o crescimento da agricultura, tanto familiar como a tradicional", afirmou Eron.
 
De acordo com o técnico do Idiarn, Neuton Costa, as coletas serão feitas a cada sete dias, e o resultado enviado para análise na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) em Mossoró. Caso sejam negativos os laudos emitidos pela Universidade, Apodi será certificada como livre da Mosca da Fruta.
 
"As fiscalizações são intensas, as multas podem ser de alto custo, além de oprodutor ter seu produto confiscado e há casos onde a carga é incinerada,caso seja transportado algum desses produtos sem a certificação", afirma o técnico do Idiarn.
 
O secretário de Agricultura diz que essa certificação, "Apodi Livre da Mosca da Fruta", irá trazer benefícios inigualáveis ao projeto de irrigação da Chapada, que está prestes a ser iniciado.
 
O Idiarn é o órgão responsável pela inspeção e monitoramento do transporte animal e vegetal nas principais rodovias do Rio Grande do Norte, tem como sede regional a cidade de Mossoró, na Unidade Local de Saúde Animal e Vegetal (Ulsav).

Um comentário:

Anônimo disse...

ACHEI MUITO INTERESANTE ESSA DA MOSCA .MEU DEUS !ENQUANTO PAU DOS FERROS CRESCE,CARAUBAS ...APODI AS NOVIDADES E´UM SECRETARIO ANALFABETO ANUNCIANDO BESTEIRAS UM BLOG IDIOTA PUBLICANDO E EU MAIS IDIOTA AINDA LENDO .