domingo, 23 de maio de 2010

Dicas de estudo para concurso do IBGE

A prova para recenseador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está chegando: é hora do candidato intensificar o estudo dos conteúdos de maior peso e dificuldade, aconselham especialistas. São oito dias até a data do exame, previsto para o dia 30 deste mês.

O instituto, que está recrutando quase 192 mil pessoas para coletar dados para o Censo de 2010, já divulgou os locais de prova para os inscritos, que podem ser consultados no site da Fundação Cesgranrio, a organizadora do concurso. Segundo os especialistas, a banca examinadora da instituição costuma ser fiel ao edital. As questões são bem formuladas, mas não devem ser muito complexas.

Para aqueles que querem um emprego temporário, o concurso para recenseador é uma boa oportunidade, afirma Leonardo Santos, coordenador do curso Progressão.

- Essa seleção vem mantendo um padrão de provas. Costuma ser um concurso fácil, mas o aluno deve se preparar com antecedência para não ser surpreendido - aconselha.

Já Paulo Estrella, diretor pedagógico da Academia do Concurso, sugere que o candidato tome cuidado com a interpretação dos enunciados e fique atento à presença de "pegadinhas" nas questões, uma das características da banca.

Os candidatos passarão por provas objetivas de múltipla escolha nas seguintes disciplinas: língua portuguesa e matemática, além de conhecimentos gerais (atualidades, história e geografia) e técnicos. Mas as questões de conhecimentos técnicos e matemática têm o maior peso, somando 70% dos pontos possíveis da prova, lembra Estrella:

- É importante que o candidato guarde um tempo para aprofundar seus estudos no conteúdo dessas duas matérias. Se possível, deve, nesses últimos dias, refazer questões de provas anteriores e rever conceitos que errou.

Serão cobradas 20 questões de conhecimentos técnicos, com peso total de 50 pontos, enquanto português, conhecimentos gerais e matemática terão dez questões cada, com valor total de 15 pontos para as duas primeiras e 20 pontos para a última.

Além de dar uma boa olhada nas provas elaboradas para os últimos concursos, Santos aconselha que os candidatos revisem as disciplinas pelo programa do edital, conferindo se já estudaram todo o conteúdo. Vale imprimir uma cópia e reforçar os pontos que não estão bem estudados, fazer exercícios e simulados:

- O mais importante é pegar o programa do edital e revisar todo o estudo. Muitas pessoas tendem a se fixar somente em parte do conteúdo, aquela que estudou mais. Por isso, é importante comparar o que já foi visto com o programa oficial do edital.

Durante a revisão de conteúdo, outra dica é deixar as partes mais teóricas para os últimos dias. Santos recomenda cautela para evitar uma possível estafa, diz Santos:

- Nada de ritmo acelerado. Até porque, se o estudo do candidato tiver sido programado, ele não terá nada além de uma breve revisão a fazer. Para o dia anterior à prova, é essencial dormir bem, pelo menos oito horas, além de evitar excessos com comida e bebida alcoólica.

Fonte: Agência O Globo

Nenhum comentário: