Fezes, urina e até mesmo sangue de uma fossa estourada do Hospital Regional Cleodon Carlos de Andrade em Pau dos Ferros, principal cidade do Alto Oeste potiguar, são jogados no leito do Rio Apodi/Mossoró.
O flagrante do crime ambiental foi feito pelo professor Mazinho Capote.Através de uma série de fotos, ele mostra o descaso praticado pelo hospital, que marcha na contramão de suas obrigações elementares. Agride a saúde pública e o próprio meio-ambiente.
O problema é agravado pelo fato do município de Pau dos Ferros não dispor de sistema de esgotamento sanitário.
Mazinho Capote lamenta que a unidade de saúde dê sumiço ao seu lixo, gerado na urgência/emergência, no sentido de uma das fontes hídricas mais importantes da região.
Capote chama a atenção das autoridades porque a população que reside a jusante do rio e que usa suas águas para alguma atividade doméstica, corre sérios riscos de contrair doenças.
- Esse mesmo rio deságua na barragem de Santa Cruz, no município de Apodi, de onde o Governo do Estado pretende tirar o “precioso” líquido para abastecer diversas cidades, através da propalada Adutora Alto Oeste - salienta.
O Rio Apodi/Mossoró nasce no Alto Oeste e vai ate a cidade de Mossoró passando por vários reservatórios que abastecem centenas de comunidades rurais.
Fonte: O Vale do Apodi (Márcio Morais).
Nenhum comentário:
Postar um comentário