terça-feira, 9 de junho de 2009

Entrevista de Josivan a Marcio Costa

Marcio Costa, do "Blog Giro Pelo Estado", entrevistou o reitor da Ufersa, Josivan Barbosa, a respeito da ida da UFERSA para a cidade de Caraúbas.

Opção por Caraúbas foi política e teve decisão partindo de Henrique Alves, disse Josivan. É evidente que a soma de forças com as lideranças petistas contribuíram para a batida final do martelo, mas a iniciativa de definir Caraúbas como sede foi do deputado peemedebista.

Aproveitaram uma importante articulação encaminhada por Henrique Alves como forma de garantir poder de barganha, que tornou o pedido, impossível de ser descartado.

Ministro não tinha como negar pedido a Henrique Alves, afirma reitor. Diante da articulação que garantiu a aprovação de uma emenda de aproximadamente R$ 6 bilhões para o governo Lula, Henrique Alves saiu fortalecido e em condições de tornar a instalação de um campus avançado da Ufersa como um pedido justo e de certa forma simples.

As características mostram que o pedido foi encaminhado de caso pensado. E a tentativa que parecia esdrúxula, acabou ganhando contorno sólido, a partir da condição confortável garantida por Henrique Alves.

Apodi e Pau dos Ferros foram penalizadas por ‘deixarem a mobilização esfriar’. “Apodi e Pau dos Ferros cruzaram os braços. E diante das dificuldades não encaminharam novos passos na busca do Campus”, destaca o reitor Josivan Barbosa.

“Sou reitor, tenho minhas atribuições e preciso cumprir meus prazos e os projetos da instituição. Caraúbas foi eficiente e agiu no momento certo. Garantiu o apoio de 29 cidades e teve apoio político para definir o quadro” reforça.

Gorete Pinto é responsabilizada por derrocada apodiense. “A prefeita de Apodi assumiu há seis meses. Quantas vezes ela nos procurou em busca do campus? Nenhuma”, afirma Josivan.

Uma das promessas de campanha da prefeita Gorete Pinto, a instalação da Ufersa sempre foi qualificado como um projeto com bases frágeis no contexto ao governismo apodiense.

Idéia consolidada a partir da influência do seu principal adversário político, o professor Flaviano Monteiro, a aprovação da Ufersa poderia se configurar como um tiro no pé no futuro próximo.

Talvez daí venha a justificativa para a inércia política da prefeita na busca pelo Campus da Ufersa. Agora, a conquista será imortalizada como mais uma promessa de campanha. Mais informações no Blog Giro Pelo Estado.

Nenhum comentário: