sexta-feira, 19 de junho de 2009

Rico e pobre

O conceito de riqueza entre nós vem dos saldos bancários. Quem tem dinheiro é rico, é isso? No mundo em que vivemos, sim, sem dúvida. Corrijo. Essa história de dizer no mundo em que vivemos pode dar a ideia de que só hoje riqueza vem da posse de bens materiais. Sempre foi assim, quem tem dinheiro é rico, quem não o tem é pobre e ponto final.

Digo isso com os olhos grudados numa frase de jornal que me fez pensar. A frase é daquelas que os editores usam para fechar um cantinho de página que ia ficar em branco. Diz assim a frase:

Os ricos não passam de pobres, mas com dinheiro.

A frase é instigante.

Como é possível o sujeito ter dinheiro e ser pobre? Fácil, fácil se o conceito for levado à mente. O autor da frase deve ter tentado dizer que a riqueza verdadeira não vem do dinheiro, vem da mente, da boa cabeça, rica, ilustrada, instruída, inteligente. E terá, se foi isso o que pensou, toda a razão.

Mas a afirmação dele não pode ser levada à exatidão de uma equação do segundo grau. Se fosse assim, seria como dizer que todo rico é estúpido. Não é verdade, isso apenas é verdade para a maioria, não para todos.

O dinheiro acomoda as pessoas, elas deixam de lutar por uma personalidade mais rica, elas apenas adornam o corpo físico com roupas e joias que não as elevam como pessoas mas as fazem de vitrinas de vidas vazias.

Vim até aqui para dizer ao garotão pobre, à garota pobre, que ele ou ela pode ser rico, muito rica na vida. Desde que coloquem na cabeça o "dinheiro" que nunca se desgasta, pelo contrário, que só tende a crescer: o "dinheiro" do conhecimento, das sabedorias, das atualizações continuadas, dos bons modos, da apreciação das boas artes e dos bons autores, enfim.

É muito triste ser rico de dinheiro e pobre na cabeça. Triste como sinônimo de constrangedor, a pessoa abre a boca e deixa-se revelar como um grande penhasco de vazios...

— Ah, mas isso é consolo de pobre, de quem não tem dinheiro e quer se iludir com saberes, com tolices que não pagam contas nem produzem viagens de turismo...

Mas quem disse que a pessoa não pode ser rica no saldo bancário e na cabeça, quem disse? O feio é ser rico apenas no banco.

E outra coisa, as riquezas da mente se não conduzem de imediato às riquezas bancárias, conduzem às riquezas profissionais, no saber fazer. E dessa riqueza bem que pode resultar a outra, a do saldo bancário.

Você, jovem, tem tudo para ser rico, mas primeiro enriqueça a cabeça. E aí, é bem provável que nunca precise conhecer de perto um... delegado.

Nenhum comentário: