domingo, 21 de junho de 2009

( Cura Pela Natureza ) O Morangueiro depura, tonifica e embeleza

O morango tem sido usado como alimento por milênios, mas as suas propriedades medicinais só vieram a ser descobertas no século XVI. O botânico Lineu, que pôs nomes a numerosas espécies de vegetais, conta que se curou de gota após se submeter a um regime dietético em que o morango era um dos seus principais componentes.

Os morangos contém diversos açúcares, sais minerais, vitaminas A, B e C, ácidos orgânicos, pigmentos, enzimas e mucilagens.

Descobriu-se que também tem quantidades de ácido salicílico e salicilatos, substancias semelhantes à aspirina, que lhe conferem uma ação antiinflamatória.

É muito recomendado nos casos de artritismo e de gota, causados por excesso de ácido úrico.

Devido ao seu conteúdo em mucilagens, facilitam o trânsito intestinal. Recomenda-se especialmente em casos de anemia, inapetência e nos casos de convalescência de doenças febris ou debilitantes.

As folhas do morangueiro contém taninos e flavonóides, que as tornam adstringentes e antiinflamatórias. Podem ser usadas em casos de diarréias, gastreenterocolites, fissura da pele e dos mamilos, quando aplicados à parte afetada em cataplasma.

Para suavizar, limpar e embelezar a pele, esmagam-se de 300 a 500 gr de morangos maduros que se aplicam sobre a pele como cataplasma


Fonte: Saúde Pelas Plantas.

Nenhum comentário: