sábado, 6 de junho de 2009

Emparn implanta miniusina em Apodi

Uma miniusina itinerante, com capacidade para beneficiar 350 kg/hora de algodão em caroço, foi entregue hoje à Estação Experimental da Emparn, em Apodi.

Com essa capacidade, a miniusina itinerante abrangerá uma área de 400 hectares, o que significa atender, em média, a produção de 130 agricultores familiares.

A ação faz parte do programa de Implantação de Tecnologia para Cotonicultura do Semi-árido, desenvolvido pela Emparn em parceria com o CNPq, Senai e Emater.

A aquisição da máquina representa um grande avanço na cultura algodoeira de produção familiar, uma vez que proporcionará aos produtores separarem a pluma do caroço, agregando valor ao produto.

Os agricultores poderão vender a pluma, o produto final, que é comercializado ao preço de R$ 5,50kg, enquanto a mesma quantidade do algodão com caroço é vendido ao preço de R$ 1,00kg.

Além da comercialização da pluma, obtêm-se os subprodutos extraídos do beneficiamento do caroço; da amêndoa se extrai o óleo, usado na matriz energética do biodiesel e os resíduos servem como fonte de proteína para o rebanho.

Essa ação do Governo do Estado aumenta a renda familiar e melhora as condições de vida das famílias.

A cultura algodoeira que vinha sendo desacreditada e que era vista como atividade de baixa lucratividade está voltando a ser uma alternativa para o produtor rural, gerando emprego e renda. Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário: