quarta-feira, 6 de maio de 2009

Novo inseticida é usado no combate à dengue


Um novo inseticida, o diflubenzuron, para combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, vem sendo utilizado em substituição ao larvicida BTI.

A troca foi determinada pelo Ministério da Saúde, após pesquisas e verificação da eficiência, eficácia e segurança do novo produto, indicado pela Organização Mundial de Saúde.

A mudança de inseticida mostrou-se necessária devido à dificuldade do Ministério da Saúde em adquirir o anterior, que precisava ser importado.

O inseticida eficaz para soluções de curto prazo, mas para o controle efetivo da dengue é essencial que haja uma melhoria sanitária no Estado, por meio do abastecimento de água regular e da vedação das caixas d’água”.

Piabas de Apodi
.

Em Apodi a coisa é diferente. A Secretaria Municipal de Saúde continua entregando as "piabinhas" (tipo de peixe pequeno, variando de 6 a 10 cm de comprimento) a população.

"Que chova ou faça sol" os carros da secretaria estam circulando em todas as ruas oferecendo as "piabas" de casa em casa.

Muitos moradores já procuram pelas piabas para colocarem em seus reservatórios de água, pois são monitorados pela própria população com orientação dos Agentes de Saúde.

Com essa medida estamos combatendo as larvas e diminuindo a população do Aedes Aegypt, pois as piabinhas se alimentam de ovos e larvas do mosquito da dengue.

Nenhum comentário: