sábado, 17 de janeiro de 2009

Primeiro lavaram o dinheiro e ontem enxugaram

Paulinho da Força Sindical visitando a Agroivila Palmares na Chapada do Apodi.

30 famílias da Agrovila Palmares, na chapada do Apodi, receberam adoação das terras prometida pela Foça Sindical, que em 1998 compraram por um valor e na prestação de contas negociaram por quatro vezes a mais que o valor normal da terra.

O evento ocorreu ontem a tarde com a presença do presidente Miguel Eduardo Torres, acompanhado do ex-presidente da entidade e atual deputado federal Paulo Pereira da Silva (Paulinho da Força Sindical), deputado federal Betinho Rosado, os prefeitos e alguns vereadores de Apodi e Felipe Guerra.
A Agrovila Palmares é fruto de um projeto idealizado no final da década de 90 pela Força Sindical e Sindicato dos Metalúrgicos, na época sob a presidência de Paulinho Pereira, que teve a parceria do Governo Federal, através do Ministério do Trabalho e Emprego, e do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Bélgica.

O objetivo era criar um modelo de assentamento rural viável e produtivo no Rio Grande do Norte.

As famílias foram capacitadas com cursos de Alfabetização, Manejo de Criações e Técnicas de Fruticultura Irrigada, mas ninguém pratica quase nada do que aprenderam.

Cada uma dessas famílias recebeu uma casa, com televisão e bicicleta, em uma estrutura com água, luz, transporte escolar e duas matrizes de caprinos. Hoje nem todos tem a bicicleta, poucos tem caprinos e muitos venderam o arame de fazer cercas (doados pela Força Sindical) e o transporte escolar é mantido pela prefeitura.
Passados quase nove anos a situação atual da comunidade é plantar feijão e milho e irrigação não existe pois a prefeitura de Apodi é quem dar manutenção ao poço que fornece água para o consumo humano e animal daquela comunidade. A maioria dos associados vivem de "biscaites" na produção de pedra e lenha para as fábricas de cal.

Com a posse definitiva da terra as famílias podem ser beneficiadas com programas mais abrangentes de crédito rural, mas só conseguem um simples PRONAF B, pois até mesmo os SEM TERRA também conseguem.

Nenhum comentário: