No ano passado fiz uma postagem de uma campanha para que as ambulâncias médicas perceberam que muitas vezes nos acidentes da estrada os feridos têm um celular consigo e o SAMU por exemplo, lança a ideia de que todas as pessoas acrescentem no inicio da lista de contatos o número da pessoa a contatar em caso de emergência com o nome de "AA Emergência".
Hoje recebi esse comentário do Ministério da Saúde que diz assim:
Caro Blogueiro,
Não há nenhuma orientação por parte do Ministério da Saúde de que as pessoas disponibilizem em seus aparelhos celulares contatos de pessoas ou parentes que devam ser acionadas em caso de emergência.
A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação Médica que identificam a urgência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o primeiro diagnóstico da situação iniciando o atendimento com orientações sobre as primeiras ações ao paciente, ou à pessoa que realizou a chamada.
Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um serviço de saúde adequado à solicitação; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma ambulância com médico e enfermeiro, equipada com todo suporte de atendimento intensivo.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 funciona 24 horas por dia e é acionado com uma chamada gratuita para o número de acesso universal 192.
Atenciosamente,
Ministério da Saúde
Para mais informações:
fernanda.scavacini@saude.gov.br
Nota do Blog: O Ministério da Saúde tem muito carisma com nosso blog pois já é a segunda vez que recebemos comentários dessa Dra. Fernanda.
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