domingo, 6 de dezembro de 2009

Maior caverna do NE fica em Felipe Guerra

Equipes do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV) e do Instituto Meandros Espeleo Clube concluíram o mapeamento da Caverna Trapiá, no município de Felipe Guerra.

Agora, oficialmente, trata-se da maior cavidade natural do Nordeste e uma das maiores do país. Tem 2.330 metros de desenvolvimento.

A caverna havia sido descoberta pela mesma equipe em 2003.

Trapiá ultrapassa a maior do Nordeste, ou seja, a Gruta de Ubajara, localizada no Município de Ubajara, no estado do Ceará, com 2.200 metros.

Só existem cavernas que ultrapassam essa dimensão nos estados da Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Paraná.

A gruta é a maior do Brasil formada em rochas recentes, ou seja, do Cretáceo (período geológico que vai de 144 a 65 milhões de anos atrás), período no qual foi formado o calcário da Bacia Potiguar.


Foram também observados indícios de uma conexão direta com o rio Apodi/Mossoró, distante aproximadamente mil metros em linha reta do ponto onde a topografia foi interrompida pela correnteza.

A caverna tem só uma entrada e só é possível praticando rapel numa altura de 18 metros.

Não existem habitações próximas e às vezes enxames de abelhas impedem a aproximação e incursão da caverna. Informações retiradas do Jornal de Fato.

Nota do Blog: Em 1998 eu estava fazendo uma avaliação dos danos causados pelas pesquisas de petróleo, nas propriedade rurais no município de Felipe Guerra e me deparei com um enorme buraco no meio da mata que por pouco não cai dentro pilotando uma moto.

Esse buraco era tão grande e escuro que a única coisa que dava para identificar dentro dele era uma árvore grande (não me lembro, mas parece ser uma caraibeira) que saia de dentro do buraco.

Saiam do buraco muitas abelhas e um ar quente como se tivesse água corrente.

Acho que cabiam nesse buraco uns dois ónibus empilhados e ainda sobravam vagas para uns oito automóveis.

Esse buraco ficava localizado próximo ao Sitio Arapuá e poucas pessoas o conhecia. Só sei que tenho noticia que já morreram varias pessoas nesse buraco que acho que é o mesmo que só em 2003 foi descoberto por uma equipe de Cientistas como a entrada para essa grande caverna.

Obs: foi nesse mesmo ano (1998) que eu troxe uma equipe da petrobras para conhecer o Lajedo de Soledade em Apodi e até hoje é a unica entidade que ainda olha para aquela caverna.


Nenhum comentário: