quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

É NATAL...

Finalmente chegamos à noite tão esperada ou podemos dizer que finalmente chegamos à noite que muitos querem evitar.

As crianças que sabem que vão ganhar presentes, não tenho dúvidas que não são muitos os adultos que vão festejar o Natal de espírito genuíno e em paz.

Há uma maioria que vai se deprimir esta noite, vão chorar, vão procurar pretextos para brigar, vão fechar a cara diante da aparente felicidade de outras pessoas, etc, etc.

O consumo de medicamentos nesta noite de Natal aumenta e tantos são os que se vão engasgar com antidepressivos ou mesmo vão perder a consciência bebendo...

Os emburrados, ou os que estão escondendo encrencas produzidas por suas frustrações, e que as dissimulam durante o ano, que não estraguem a festa dos outros nesta noite especial.

A tia problemática, a mulher que não se vê amada, o marido que se acha um cão chutado, os irmãos que não se toleram, os convidados que não passam de corpos presentes na festa, essa gente dos escândalos emocionais, enfim, que fique quieta, que feche a boca e que vá lá para fora, no pátio, na sacada, fumar um cigarro, passar a mão no cachorro, o que for, só não aborreça os outros. Depois disso volte e abrace a todos.

Esta noite é do Cristo que nasce simbolicamente — ou deve nascer — no coração de todos. Se não for assim, que farsa é essa, que Natal os desmancha-prazeres estão fazendo?

Rezo para que sua festa seja em paz, que seja o Natal mais feliz da sua vida. Bom Natal pra vocês, depois me contem como foi a festa.

Nenhum comentário: