terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Pro Teste reprova oito marcas de protetor solar

Em uma avaliação feita pela Pro Teste, foram reprovados oito dos dez protetores com FPS 30 mais usados no país, sete das quais contêm na composição benzophenone-3, um ingrediente proibido em outros países por ser potencialmente cancerígeno.

Os melhores no teste foram L'Oréal Solar Expertise e Cenoura & Bronze.

Os produtos avaliados foram Avon Sun, L'Oréal Solar Expertise, Cenoura & Bronze, Hélioblock da La Roche-Posay, Episol Loção Oil Free, Coppertone Loção, Sundown Complex, Natura Fotoequilíbrio, Nivea Sun e Banana Boat Bloqueador Solar Ultra.

No teste, examinaram-se fatores como a quantidade de informação no rótulo, a qualidade das substâncias na composição, a chance de causar irritabilidade, a hidratação, a proteção, a resistência à água e a textura. Somente três marcas, L' Oréal Solar Expertise, Cenoura & Bronze e Hélioblock da La Roche-Posay, não contêm benzophenone-3.

Os produtos reprovados perdem até 50% do fator de proteção (FPS) aos raios UVB, responsáveis pelo câncer de pele, quando expostos a uma hora de sol. No teste de fotoinstabilidade, o FPS dos produtos foi medido antes e depois da exposição a uma temperatura de 40ºC. As marcas Nivea, Avon, La Roche-Posay, Banana Boat e Sundown foram reprovadas.

Alguns produtos, como o Nivea, perderam 50% do FPS. Após uma hora de uso, eles caíam para o FPS 15. O segundo pior foi o La Roche-Posay, que manteve só 62% de sua proteção indicada no rótulo.

O Coppertone declarou um fator de proteção (30), maior do que o medido (25). Todas as embalagens mencionavam resistência à água, mas após a imersão por meia hora a proteção do produto da Natura caiu para 30% do FPS inicial, por exemplo. O Sundown caiu para 55%.

A presença de substâncias bloqueadoras dos raios UVA – que têm incidência constante durante o dia todo – é indicada nos rótulos dos dez produtos. Mas só três embalagens mostram o grau de proteção: Cenoura & Bronze, L’Oréal Solar Expertise e Natura Fotoequilíbrio.


Não há regulamentação no Brasil que obrigue a presença de substâncias bloqueadoras dos raios UVA, segundo a Anvisa, porém os produtos devem oferecer no mínimo um terço do FPS em proteção UVA.

Nenhum comentário: