sábado, 3 de outubro de 2009

Investimento em meio ambiente

O Governo Federal decidiu unir esforços dos ministérios das Cidades, Meio Ambiente e Saúde, como forma de melhorar a qualidade de vida da população.

O rio Apodi/Mossoró ainda não tem grandes projetos de agricultura irrigada, mas estão em obras duas grandes adutoras e um distrito irrigado de nove mil hectares.

As adutoras vão abastecer a população do Alto Oeste, como também a região de Mossoró.

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) informa que vai instituir o Distrito Irrigado da Chapada do Apodi.

Antes do sistema adutor, é preciso tratar o lixo, o esgoto e produzir com menos agrotóxico.

Os secretários municipais estiveram reunidos na semana passada em Mossoró, durante a conferência municipal para tratar do assunto, informaram que mais de 30% dos atendimentos de saúde poderiam ser evitados, preservando o meio ambiente.

Portanto, como meta para reduzir o atendimento de saúde, as conferências estão apontando principalmente investimentos em saneamento básico das cidades banhadas pelas bacias hidrográficas Piranhas/Açu e Apodi/Mossoró.

De nada adianta investir no saneamento básico de Apodi e não fazer o mesmo em Pau dos Ferros. É preciso que seja em todas as cidades.

A solução para os resíduos sólidos, observados pelos especialistas presentes nas conferências, é investir em usinas de beneficiamento de lixo.

O Projeto de Transposição de Água do Rio São Francisco chegará primeiro no rio Piranhas/Açu e o segundo será o Apodi/Mossoró.

O saneamento ainda é tímido nas cidades de Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Apodi, Felipe Guerra e Governador Dix-sept Rosado. Em Mossoró, na qual o rio já chega praticamente morto, o saneamento está mais avançado. Com informação do Jornal de Fato

Nenhum comentário: