sexta-feira, 16 de outubro de 2009

( Cura Pela Natureza ) Timidez pode ser curada sem remédio

Falar em publico? Nem pensar! Você não precisa passar o resto da vida com medo. E muito menos se entupir de remédios. A timidez e a ansiedade podem ser curadas apenas com a fala.

O médico José Moromizato, que trabalha com a medicina psicossomática, acredita que o corpo reflete o que as pessoas pensam e sentem. É imprescindível que cada um faça uma reflexão junto ao profissional de saúde a respeito da vida atual que leva antes de começar qualquer tipo de terapia , explica.

A ansiedade é uma sensação inerente ao ser humano e que o leva a tomar decisões, agir de forma a se defender-se do perigo. O grande problema é quando essa sensação diminui o prazer de trabalhar, estudar, e comprometendo os relacionamentos de modo geral.

É importante esclarecer que esse problema é essencialmente emocional, e mesmo apresentando tantos sintomas físicos ela não mata, ao contrário da sensação de quem está em crise eminente , afirma Moromizato.

Práticas de relaxamento tem seus fundamentos que leva o indivíduo a um profundo nível de alívio aos efeitos do estresse.

A sensação de equilíbrio também é cumulativa, e se reflete no organismo, aumentando os níveis de endorfina, concentração, performance intelectual, coordenação física, estabilidade emocional e maior capacidade de enfrentamento de doenças.

A técnica age como um facilitador de equilíbrio das funções vitais do corpo humano, promovendo descanso muscular e dilatação dos vasos sangüíneos , explica o especialista.

Quando o indivíduo tem a prática diária de relaxar, seus vasos sangüíneos estão propensos a maior elasticidade e o sangue tende a circular com maior facilidade pelo corpo, chegando, inclusive, às extremidades com mais eficiência.

Além do relaxamento, o médico utiliza em sua terapia a oxigenação e a repetição de sugestões positivas, enquanto o paciente relaxa.

A oxigenação é fundamental para o bem-estar e funcionamento do organismo físico e mental. Isto leva à evidência de que respiramos menos enquanto dormimos. A atividade cerebral tende a desacelerar. Portanto, a terapia com oxigênio promove a manutenção da atividade cerebral em níveis mais profundos de relaxamento. Esse evento torna-se muito importante para a etapa seguinte, que é a repetição de sugestões positivas.

A melhora ocorre à medida que o paciente acredita no poder de sua própria mente e na capacidade interior que ele tem de reagir e dominar as crises.

Timidez, um boicote a si mesmo

Uma pessoa tímida sem dúvida sabe do que se trata. A timidez é característica de quem sente-se incapaz de se expressar diante de um público, ou até mesmo de uma pessoa só, pela qual sinta-se ameaçada.

Nenhum indivíduo nasce assim. Muitos fatores influenciam essas características, mas suas causas geralmente estão na infância. Pais muito protecionistas sem perceber, acabam impedindo a criança de desenvolver a capacidade de superar as próprias dificuldades e de tomar decisões sozinhas, quando estes mesmos o fazem freqüentemente pelo filho , relata o médico.

Medos não compensados, sensação de fracasso constante, conceitos e comparações com os irmãos, também podem levar o indivíduo a formar uma idéia negativa de si mesmo, contribuindo para uma baixa auto-estima .

Toda essa falta de segurança e autoconfiança podem criar tal complexo de inferioridade no tímido, que este caminhará lentamente para um quadro depressivo, ou interferirá em outras doenças, além de impedi-lo ao bem estar no convívio social.

Moromizato afirma que o relaxamento autógeno também trata a timidez. Contando com o apoio dos entes queridos, o tratamento tem efeito bem mais rápido e positivo.

As sessões de técnicas de relaxamento e reprogramação mental vão apoiar o paciente durante as crises e auxiliá-lo a adotar uma forma mais positiva de ver o mundo. Com isso, resgata-se a base emocional, fazendo com que ele resolva todas as emoções negativas que guarda no seu inconsciente.

No decorrer das sessões, a pessoa toma consciência do seu poder de decisão, e retoma a vida social , conclui o especialista.

Fonte: Revista Minha Vida.

Nenhum comentário: