segunda-feira, 19 de outubro de 2009

A realidade dos assentamentos.

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e divulgou uma pesquisa a eficácia da reforma agrária no Brasil.

A pesquisa afirmou que 48% dos assentados não produzem o suficiente para sobreviver; 75% não têm acesso aos programas de crédito do governo; e 46% compraram suas terras ilegalmente de terceiros.

os assentados do nosso Estado vivem em situações diversas. "Alguns vivem muito bem. Outros com grandes dificuldades", na maioria as famílias não conseguem sobreviver dos lotes que ganharam.

Os agricultores plantam e colhem no período chuvoso, mas depois disso não têm de onde tirar o alimento.

Quem trabalha na exploração com cultivo irrigado, alguns obtém o sucesso e as vezes contratam trabalhadores de outros assentamentos para produzir. Mas em outros, os assentados não conseguem nem pagar a energia consumida.

Alguns assentamentos apresentam problemas de evasão, na comercialização da produção, e na agregação de valor à produção e o principal problema dos assentamentos é de gestão.

Uma curiosidade é que o Censo Agropecuário revelou que 60% dos assentados disseram que a vida melhorou, que 69% da renda dos assentados advém da exploração do lote, 14% da renda de fora do lote e 17% da renda da previdência.

Nenhum comentário: